Fortim: anote esse nome. Ou melhor, guarde esse na memória: Pontal de Maceió, um distrito de Fortim que está se transformando em um dos destinos praianos mais charmosos do . Já é um pouco tarde para ir agora e depois se gabar de que “aqui era só mato”: há casas e condomínios sendo construídos por todos os lados em uma velocidade assustadora. Mas, certamente, ainda dá para dizer que essa cidadezinha é um dos grandes achados do Ceará.
A 135 km de Fortaleza, bem pertinho de canoa Quebrada, no pouco hypado Litoral Leste cearense (o oposto do Litoral Oeste, onde fica ), Fortim foi locação do filme Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo!, com Tarcísio Meira. Mas quem vem colocando a cidade no mapa do turismo são os velejadores. Assim como em vários picos do , Fortim tem bons ventos para o kitesurf e já gira em torno do esporte, com hotéis e pousadas focadas no povo da vela – cruzei com incontáveis franceses, espanhóis… Quem não veleja também curte, já que as praias são lindas, tanto em mar aberto quanto à beira do Rio jaguaribe.
Neste começo de ano, outras tribos apareceram no Réveillon para curtir o Mareh Festival, que trouxe vários DJs gringos. Pontal do Maceió também recebe anualmente o Festival Gastronômico Pontal, quando as cozinhas francesa e cearense sentam pra conversar.
Apesar de ter crescido muito nos últimos tempos, a sensação é que Fortim tem um planejamento. A cidade tem uma ótima ciclovia que vai do centro ao Pontal de Maceió e, quando estive por lá, uma grande faixa do calçadão que acompanha a pista para bikes estava sendo pavimentada com uma espécie de paralelepípedo bonitinho. As praças são uma graça, com jardins impecáveis, principalmente a da igrejinha, em Pontal de Maceió, que concentra o fervo noturno ao seu redor.
eu conto o que fazer, onde comer e ficar em Fortim.
Fonte: viagemeturismo