Westworld foi oficialmente cancelada pela HBO após quatro temporadas. Essa decisão acontece menos de três meses após o final da 4ª temporada da produção, que contou com oito episódios no total, e foi exibido originalmente em 14 de agosto na HBO e HBO Max. Desde o começo, a série ficou bastante conhecida pelos seus conceitos complexos presentes na trama de ficção científica, que desafiaram a compreensão do público.
“Nas últimas quatro temporadas, Lisa e Jonah levaram os espectadores a uma odisseia alucinante, elevando o nível a cada passo”, disse a HBO em comunicado oficial nesta sexta-feira (04). “Somos tremendamente gratos a eles, juntamente com seu elenco, produtores e equipe imensamente talentosos, e todos os nossos parceiros da Kilter Films, Bad Robot e Warner Bros. Television. Foi uma emoção me juntar a eles nesta jornada”.
Os criadores Jonathan Nolan e Lisa Joy também comentaram sobre o cancelamento. “Fazer Westworld foi um dos destaques de nossas carreiras. Somos profundamente gratos ao nosso extraordinário elenco e equipe por criar esses personagens indeléveis e mundos brilhantes. Tivemos o privilégio de contar essas histórias sobre o futuro da consciência – tanto humana quanto além – na breve janela de tempo antes que nossos senhores da IA nos proibissem de fazê-lo”, disseram em uma declaração da Kilter Films.
Westworld se passava em um parque temático futurístico para adultos, dedicado à diversão dos ricos. Um espaço que reproduz o Velho Oeste, povoado por androides – os anfitriões –, programados para acreditarem que são humanos e vivem no mundo real. Na segunda temporada, se expandiu para parques temáticos vizinhos da mesma empresa e, a partir da terceira temporada, a série mudou radicalmente indo ao “mundo real” distópico futurista.
Quais são os motivos para Westworld ter sido cancelada pela HBO?
Essa é uma notícia triste para os fãs de Westworld e até mesmo inesperada pela indústria, levando em conta que a série chegou a ser considerada um dos pilares da HBO ao lado de Game of Thrones, por exemplo. Ao longo de suas quatro temporadas, recebeu 54 indicações ao Emmy e nove vitórias – incluindo da Thandiwe Newton como atriz coadjuvante.
De acordo com a Variety, diversos fatores culminaram no cancelamento de Westworld, incluindo o alto preço da produção, combinado com a diminuição da audiência e uma mudança de avaliação na programação pela Warner Bros. Discovery – empresa que controla a HBO e vem reduzindo os gastos neste novo comando de David Zaslav.
Em 2016, Westworld teve a maior audiência da HBO em um episódios de estreia desde o lançamento de True Detective em 2014. Em sua primeira temporada, ela se tornou a nova série original mais assistida da HBO – resultados impressionantes que infelizmente não se mantiveram, com queda de audiência a cada temporada, assim como na avaliação da crítica e do público, reclamando que a série se tornou cada vez mais confusa. Elementos que foram fundamentais para que a produção fosse cancelada após quatro temporadas.
Recentemente, Jonathan Nolan revelou que esperava uma renovação para a quinta temporada e, assim, finalmente encerrar a história da série – o que não aconteceu. “Sempre planejamos uma quinta e última temporada. Ainda estamos conversando com a rede [HBO]. Esperamos muito fazer isso”, disse Nolan ao Deadline. Lisa Joy reforçou que eles sempre trabalharam para chegar a um final específico no enredo: “Jonah e eu sempre tivemos um final em mente que esperamos alcançar. Ainda não chegamos a isso”.
As quatro temporadas de Westworld estão disponíveis na HBO Max.
Fonte: adorocinema.com