Há alguns dias de estreia, Wandinha já está fazendo muito sucesso por conta da atriz que interpretará a personagem principal – que faz sucesso desde sua primeira aparição nas séries.
Jenna Ortega já é um nome conhecido em Hollywood, interpretando Ellie Alves na segunda temporada de You e mais recentemente integrando o elenco do filme de terror de Ti West, X – A Marca da Morte, e Pânico 5 (2022). Agora, com o bastão de Wandinha, a atriz vem surpreendendo o mundo com sua versão da filha da família mais excêntrica do mundo.
Apesar de Wandinha Addams já ter se consolidado com o público pela interpretação de Christina Ricci, a caracterização de Ortega poderá trazer um novo público e uma versão repaginada da personagem. Seu empenho para deixar Wandinha ainda mais fiel à visão do diretor da série – Tim Burton – fez com que a atriz filmasse tomadas inteiras sem piscar para dar a personagem um olhar sinistro – que muitos cinéfilos já conhecem bem.
Tim Burton pediu para que Ortega não piscasse muito durante as filmagens
Em uma entrevista para a Teen Vogue, Ortega comentou um pouco sobre seu treinamento para que pudesse deixar Wandinha mais autêntica possível; “Em algum momento durante as primeiras semanas de filmagem, fiz uma tomada em que não pisquei. E Tim [Burton] disse: ‘Não quero que você pisque mais …‘”. Ela ainda complementou, dizendo que “maneirismos esquisitos” foram implementados para a personagem.
Além de ficar sem piscar em tomadas, a atriz ainda teve um treinamento rígido que consistia em ter uma caminhada específica, aprender o cello e fazer aulas de esgrima durante seu tempo livre entre as filmagens.
Em outra entrevista para a Netflix, o diretor comentou sobre a atuação de Ortega:
“Ela é como uma atriz de cinema mudo no sentido em que consegue transmitir as coisas sem palavras – e ver a vida interior e as sutilezas foi muito emocionante…”
Ortega imitou o “Kubrick Stare”
Um dos diretores mais revolucionários do cinema criou um feito que até hoje é replicado por muitos. Conhecido como “Kubrick Stare”, o recurso de enquadramento criado por Stanley Kubrick é utilizado para focar apenas na parte dos olhos do personagem – que em retorno olha fixamente para a câmera. Dois dos mais famosos desse tipo são vistos em “Laranja Mecânica” (1971) e “O Iluminado” (1980). O olhar fixo foi usado também para a versão de 2022 de Wandinha.
Wandinha: Como Jenna Ortega se transformou na icônica personagem da Família Addams?
Para a mesma entrevista da Teen Vogue, a atriz comentou sobre: “A coisa sobre piscar é que eu não percebi que estava fazendo isso. Isso meio que aconteceu porque toda vez que começávamos a gravar, eu ‘reiniciava’ meu rosto. Eu soltava todos os músculos do meu rosto como o olhar de Kubrick onde eu olhava através das minhas sobrancelhas. É apenas um pouco intimidante.”
Wandinha chegará no catálogo da Netflix no dia 23 de novembro.
Fonte: adorocinema.com