Já se passaram mais de 10 anos desde que James Cameron trouxe o mundo de Pandora para a tela grande. Em 2009, o diretor lançou Avatar, que continua sendo o filme de maior bilheteria da história do cinema. Agora, em 15 de dezembro, a sequência Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas.
Muito tempo se passou e existe uma razão para Avatar 2 ter demorado tanto a sair. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, James Cameron contou que só quando voltou da Fossa das Marianas — o ponto mais profundo dos oceanos do mundo —, em 2012, que ele começou a pensar seriamente em fazer novos filmes para a franquia. Inclusive, o diretor é apaixonado pelo oceano e foi a primeira pessoa a fazer um mergulho solo nesta área do oceano.
Nos primeiros meses, Cameron estava anotando ideias para criaturas, culturas e temas para capítulos futuros. Em meados de 2013, o cineasta convocou uma sala de roteiristas e deu a eles uma boa pilha de páginas com informações.
Fui no primeiro dia e larguei 800 páginas de anotações e disse: ‘Vocês têm dever de casa e até a semana que vem.
James Cameron contratou Rick Jaffa e Amanda Silver, o casal de roteiristas por trás do bem-sucedido reboot de Planeta dos Macacos, para escrever os roteiros. O diretor divide os créditos com eles. O processo de escrita dos quatro roteiros levou quatro anos e as filmagens de Avatar: O Caminho da Água começaram em setembro de 2017.
O plano de James Cameron é trazer quatro sequências para a tela grande. Se tudo correr como planejado, Avatar 3 chegará em 20 de dezembro de 2024, Avatar 4 em 18 de dezembro de 2026 e Avatar 5 em 22 de dezembro de 2028.
Avatar: O Caminho da Água se passa mais de uma década após os eventos do primeiro filme. Neytiri e Jake Sully começaram uma família e devem enfrentar novas ameaças e desafios. Zoe Saldaña e Sam Worthington retornam como o casal principal e Sigourney Weaver como uma de suas filhas. Stephen Lang, que deu vida ao vilão da primeira parcela, também retorna na segunda parcela. Entre as novas contratações para a sequência estão Kate Winslet e Edie Falco.
Fonte: adorocinema.com