Nesta sexta-feira, véspera de fim de semana, a Sessão da Tarde da Rede Globo exibirá o filme Uma Dobra no Tempo. Especialmente para quem gosta de ficção científica, o longa apresenta uma misteriosa história sobre dois irmãos em busca do desaparecido pai.
Na trama, Meg Murry e seu irmãozinho, Charles Wallace, ficaram sem o seu pai cientista, o senhor Murry, há cinco anos, desde que ele descobriu um novo planeta e usou o conceito conhecido como tesseract para viajar para lá. Aliadas do colega de classe de Meg e guiadas por três misteriosas viajantes astrais conhecidas como Sra. Quequeé, Sra. Quem e Sra. Qual, as crianças iniciam uma perigosa jornada para um planeta que guarda todo o mal no universo.
Dirigido pela cineasta Ava DuVernay, no elenco, nomes conhecidos de Hollywood marcam presença, como Storm Reid, Oprah Winfrey, Reese Witherspoon, Mindy Kaling e Chris Pine.
Confira abaixo algumas curiosidades sobre Uma Dobra no Tempo, que vai ao ar às 15h30 na TV Globo:
Um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos terá sequência no Amazon Prime Video
No livro, Meg e sua família são personagens caucasianos. No filme, DuVernay optou por tornar a família Murry de etnias variadas. Tal escolha se tornou controversa entre os fãs da obra original, mas a diretora acreditava que uma família multiétnica seria mais relevante e relacionável para o público contemporâneo. Na época, Chris Pine chegou a afirmar que a dinâmica familiar diversificada foi, na verdade, um dos aspectos do roteiro que o atraiu para o projeto.
Na entrada da casa da Sra. Quem há uma placa com o número oito pendurado de maneira torta, formando o símbolo do infinito.
Oprah Winfrey conseguiu o papel sem fazer uma audição. Ela estava enviando mensagens de texto para a amiga e diretora, Ava DuVernay, quando a mesma mencionou que desenvolvia uma adaptação de Uma Dobra no Tempo. Quando perguntada se queria fazer parte do projeto, Oprah aceitou sem pestanejar.
A Sra. Quem é conhecida por falar entre aspas e fazer referência usando o sobrenome e o país do citado. O filme acrescentou algumas referências à cultura pop, estando uma delas perto do fim, quando a personagem se despede das crianças. Na cena, ela diz: “Tomorrow there’ll be more of us. Miranda, American”. Esta é uma referência ao sucesso da Broadway, de Lin-Manuel Miranda, Hamilton, como parte da letra da canção “The Story of Tonight”.
Disney+ (streaming)