*Matéria originalmente escrita no AdoroCinema por Renato Furtado.
Ainda que o foco das 3h14 de Titanic – a obra-prima do diretor canadense James Cameron (Avatar) – recaia sobre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), as histórias dos personagens secundários são quase tão – ou mais – ricas que as dos ficcionais protagonistas.
Desta forma, confira abaixo um pouco do histórico de alguns dos coadjuvantes (incluindo Kathy Bates e Victor Garber) do longa, baseados em personalidades da vida real que eram tripulantes da embarcação durante o trágico naufrágio.
Titanic: Um erro adorável de Leonardo DiCaprio aparece no filme e ninguém percebeu
Margaret “Molly” Brown
Kathy Bates interpreta Molly Brown, uma das sobreviventes mais famosas do trágico naufrágio. Conhecida pela alcunha de “Inafundável”, a filantropa também conseguiu sobreviver à eclosão da Primeira Guerra Mundial – à época, ela estava na França. Os relatos sobre sua participação no resgate às vítimas do naufrágio não são precisos, mas tornaram-se mitos e ganharam uma versão teatral na década de 1960.
Thomas Andrews
No filme, Victor Garber vive Thomas Andrews, o engenheiro naval responsável pela construção da embarcação. O projetista zarpou com a tripulação como forma de assegurar a estabilidade de sua criação e, quando a colisão não pôde ser impedida, Andrews fez o possível para salvar os tripulantes, o que custou sua vida.
J. Bruce Ismay
Joseph Bruce Ismay entrou para a história como um “vilão” do trágico naufrágio. O motivo? Ele era o dono da embarcação, e nos momentos que se seguiram imediatamente ao desastre, Ismay salvou sua vida antes das de seus passageiros, fato pelo qual foi imensamente criticado pela imprensa ao redor dos Estados Unidos. No filme, coube a Jonathan Hyde a tarefa de dar vida ao controverso oficial.
Capitão Edward J. Smith
Marinheiro mercante experiente e hábil, o Capitão Edward J. Smith – trazido à vida por Bernard Hill – era o oficial encarregado pelo Titanic e, evidentemente, um dos principais personagens do trágico ocorrido. Ele não sobreviveu à colisão com o iceberg, mas conseguiu evitar inúmeros outros acidentes durante a travessia.
Archibald Gracie IV
O escritor e historiador amador Archibald Gracie IV era um dos ricos passageiros que viram oportunidade de fazer história ao embarcar no Titanic. Após o desastre e apesar de ter sobrevivido ao impacto, o investidor interpretado por Bernard Fox acabou falecendo em decorrência de complicações causadas pelos ferimentos sofridos durante o naufrágio.
Madeleine Force Astor
Esposa de J. J. Astor IV, a ex-atriz Madeleine estava grávida na época da viagem, assim como é demonstrado no longa-metragem pela personagem interpretada por Charlotte Chatton. Como sobrevivente, ela dividiu o bote com Archibald Gracie IV e deu à luz seu filho com Astor quatro meses após a tragédia.
William McMaster Murdoch
Não restam dúvidas de que William McMaster Murdoch (Ewan Stewart) morreu durante o naufrágio do Titanic. No entanto, o que não se sabe ao certo é como o membro de um clã de marinheiros fez a passagem: segundo relatos, ele teria se matado com um tiro na cabeça – um oficial realmente fez isso, mas não há confirmação alguma de que Murdoch seja o suicida.
John Jacob Astor IV
Mais rico passageiro do Titanic, um dos homens mais poderosos do mundo e membro do clã dos Astor, a primeira família a estabelecer riqueza milionária nos Estados Unidos, John Jacob Astor IV acabou perecendo no impacto do navio com o iceberg. Segundo os relatos, o ex-militar, interpretado por Eric Braeden, aproveitou para fumar um cigarro nos momentos anteriores à morte.
Isidor Straus
Dono da Macy’s e deputado, uma das maiores lojas de departamento dos Estados Unidos até os dias de hoje, Isidor Straus (Lew Palter) não teve tempo de completar duas décadas à frente do empreendimento e vislumbrar os anos de prosperidade que seriam atingidos pela companhia no futuro. Ele morreu ao lado da mulher, Ida.
Ida Straus
O corpo de Ida Straus, vivida por Elsa Raven no blockbuster, nunca foi encontrado. Ela teve a chance de escapar do navio ao lado do marido, mas quando perceberam que não poderiam sobreviver, decidiram morrer da mesma forma como viveram – juntos.
Frederick Fleet
A história de Frederick Fleet (Scott Anderson) é certamente uma das mais trágicas. Ainda que tenha sobrevivido à colisão com o iceberg – designado como vigia, Fleet foi o primeiro a alertar sobre o impacto iminente -, o marinheiro ainda precisou lutar nas duas Guerras Mundiais. Ele tirou a própria vida em 1965.
Benjamin Guggenheim
O empresário e membro da poderosa família Guggenheim foi vivido por Michael Ensign e, mesmo com as extensas buscas por sobreviventes nos destroços, seu corpo nunca foi recuperado. Ao lado de seu mordomo, Benjamin Guggenheim morreu bebendo conhaque e fumando cigarros.
Noël Leslie
Noël Leslie, a Condessa de Rothes, não só sobreviveu ao desastre como também foi uma das heroínas do resgate. Interpretada por Rochelle Rose no longa, a filantropa e rica Condessa navegou sua embarcação de resgate e salvou todos os passageiros que seguiram com ela. Ela faleceu em meados da década de 50, quarenta anos após o naufrágio.
Wallace Hartley
O violinista Wallace Hartley, líder da banda do Titanic, não conseguiu se salvar, mas tocou seu violino até os últimos momentos para tentar acalmar os passageiros da embarcação enquanto afundava. Experiente, tanto como músico quanto marinheiro, o personagem de Jonathan Evan-Jones tornou-se um dos tripulantes mais célebres do longa.
Cosmo Duff Gordon
Sir Cosmo Duff Gordon (Martin Jarvis) era um magnata britânico e campeão olímpico de esgrima que foi taxado de covarde pela imprensa inglesa. Segundo boatos, o rico Gordon subornou oficiais para ser embarcado antes de outros passageiros em um dos botes salva-vidas. Ele foi absolvido nos tribunais quanto às suas ações no naufrágio, mas não perante à opinião pública.
Fonte: adorocinema