Sophia @princesinhamt
Cinema

Tim Burton: Há um filme do cineasta que você nunca verá

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Tim Burton é daqueles cineastas que criaram um universo tão particular (e peculiar) que fica fácil reconhecer suas obras. Hoje aclamado por filmes como Edward Mãos de Tesoura (1990), O Estranho Mundo de Jack (1993) e A Noiva Cadáver (2005), o diretor americano começou sua carreira nos anos 70, como a maioria dos jovens que tentam se inserir no mercado audiovisual: produzindo curtas-metragens. Foi graças a um deles, intitulado Stalk of the Celery Monster (1979), que Burton chamou a atenção da Disney e conseguiu realizar outros dois curtas – Vincent (1982) e Frankenweenie (1984).

Em 1985, lançou seu primeiro longa-metragem, As Grandes Aventuras de Pee-Wee, que lhe abriu definitivamente as portas de Hollywood. No embalo, Burton realizou Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem (1988) e Batman (1989), ambos estrelados por Michael Keaton. Porém, antes de mergulhar na continuação da história do Homem-Morcego, Burton iniciou em um projeto que você nunca verá.

Tim Burton confessa ser fã de grande astro do terror brasileiro: “Tive a feliz oportunidade de conhecê-lo”

Trata-se de um documentário dedicado ao ator americano Vincent Price, que era não só o ídolo de Burton, como também seu amigo. Os dois trabalharam juntos três vezes, sendo a primeira em João e Maria (1983), telefilme de Halloween dirigido por Burton para o Disney Channel. Depois, reencontraram-se justamente em Vincent, com Price responsável pela narração. Por fim, o ator integrou o elenco Edward Mãos de Tesoura, na pele do inventor da criatura vivida por Johnny Depp.

2025 word2
Reprodução/20th Century Fox
Tim Burton, Vincent Price e Johnny Depp nos bastidores de Edward Mãos de Tesoura.

No entanto, esse foi o último filme do qual Price participou, já que morreu em 25 de outubro de 1993. E foi durante as gravações dele que Burton teve a ideia de homenagear seu parceiro em Conversations with Vincent. Todo em preto e branco, o documentário foi produzido pelo próprio Burton e filmado em 1991, durante três dias, no Vincent Price Art Museum, em Los Angeles. Reúne entrevistas com o ator e ainda com os diretores e produtores Roger Corman e Samuel Z. Arkoff.

Acontece que Conversations with Vincent jamais viu a luz do dia. Tomado pela produção de Batman – O Retorno (1992), Burton infelizmente precisou deixar de lado a homenagem, sem imaginar que seu herói faleceria no ano seguinte. Em 1994, o cineasta até tentou retomar a empreitada com a ajuda de Lucy Chase Williams, autora do livro “The Complete Films of Vincent Price” (1995), mas nada concreto saiu dessa parceria. Atualmente, Burton parece ter desistido de reviver o documentário.

Morre Dave Lea, intérprete de Batman nas cenas de ação do filme com Michael Keaton

Vale lembrar que o cineasta está afastado das telonas desde 2019, quando lançou o live-action de Dumbo. Ele retornará em breve às telinhas, mais especificamente ao catálogo da Netflix, com a série Wandinha, spin-off de A Família Addams que foca na filha mais velha de Gomez e Mortícia. Jenna Ortega assume a personagem-título, enquanto Luis GuzmánCatherine Zeta-Jones dão vida a seus pais.

A estreia está prevista para o final de 2022. Christina Ricci, a intérprete original de Wandinha nos filmes, também foi confirmada no derivado. Embora seu papel ainda não tenha sido revelado, sabe-se que será inédito, e não uma versão adulta da irmã de Feioso.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.