Não há dúvida de que é uma das franquias mais conhecidas de todos os tempos. Criada por há quase 50 anos, a saga foi adquirida pela Disney no final de 2012, dando início a uma nova era em uma galáxia muito, muito distante. Tudo indicava que ela continuaria reinando tranquilamente, mas a verdade é que Star Wars passa atualmente pelo pior momento de sua história. Pelo menos em termos puramente comerciais.
Já faz algum tempo que esse universo começou a se expandir com diversas séries de televisão exclusivas para o Disney+. Um movimento lógico para impulsionar a plataforma de streaming, mas que, no final das contas, está tendo uma consequência indesejável que também afetou a Marvel, sua outra galinha dos ovos de ouro: queimar a marca.
Uma tendência preocupante
Os dados apoiam plenamente esse cenário, já que há alguns meses foi de porque, segundo a própria Disney, os números não eram suficientes para justificar a realização de uma segunda temporada. Em outras palavras, a série era muito cara para o público que tinha, sem chegar ao ponto de considerá-la um fracasso.
Bom, o próximo título da franquia foi , que teve o pior início de uma série de Star Wars até hoje – e nas semanas seguintes também não foi muito bem. De fato, ela teve 20% menos seguidores do que The Acolyte, que já havia caído outros 20% em relação a . Uma tendência clara ou apenas uma falta de interesse nessas duas séries do Disney+?
A tudo isso, devemos acrescentar que há vários anos a Disney tem concentrado os seus esforços na produção televisiva quando se trata de Star Wars. E a Lucasfilm tem sido muito cautelosa após o fracasso de e a relativa decepção sofrida com .
“Relativa” porque passou da marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria mundial, mas foi a menor bilheteria da nova trilogia, na qual também houve uma clara tendência de queda: arrecadou 2,070 bilhões de dólares, o que o coloca em quinto lugar na lista dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, mas o divisivo caiu para 1,334 bilhão.
O grande sucesso de fez com que se falasse menos sobre essa queda no interesse do público, mas chegou um ponto em que não há outra escolha a não ser discutir isso. E a principal conclusão é bastante clara: é preciso espremer menos esse universo, reduzir o número de títulos produzidos e repensar a estratégia para o futuro.
Não basta ter ótimas críticas – Skeleton Crew tem uma avaliação positiva de 91% no Rotten Tomatoes, por exemplo. Há algo quebrado no vínculo entre o público e a franquia. Gostaríamos de pensar que a estreia da segunda temporada da excelente vai mudar isso, mas essa série não foi exatamente um fenômeno de massa durante sua primeira temporada, então é bom que não tenha sido cancelada.
Além disso, as aventuras no cinema voltarão em breve, e isso já será um grande teste decisivo. É inteligente que seja com , já que a Lucasfilm estará contando com a enorme popularidade da série de TV para ser replicada na tela grande em 2026. Claro que sempre existe a possibilidade do público decidir que vale a pena vê-lo quando estiver disponível no Disney+. Esse é o problema de acostumar as pessoas a assistir tudo em streaming.
Além disso, há muitos projetos de Star Wars, mas poucos são realmente tangíveis. Por exemplo, a segunda temporada de Ahsoka deve ser filmada este ano, mas, fora isso, há muitos títulos que nunca se concretizam de fato. Talvez o mais ambicioso seja , o filme que trará de volta a Rey de . O problema é que, recentemente, o longa e parece que eles não estão conseguindo acertar os botões para fazer as câmeras rodarem.
Não temos dúvidas de que Star Wars ainda é muito popular, mas é uma saga que basicamente exige produções muito caras para estar à altura do padrão exigido pelo público, portanto, precisa de mais. Além disso, a transição de brilhar como uma grande franquia para ser basicamente “apenas mais uma franquia” pode ser um processo muito doloroso e é preciso saber como lidar com isso.
No final, um dos motivos pelos quais Star Wars era uma marca única era sua escassez. Agora isso não existe mais, e talvez a melhor coisa a fazer seja trazê-la de volta. Não nos níveis que George Lucas conseguiu em sua época, mas não sendo um produto tão prolífico como tem sido ultimamente. E é sempre melhor deixar você querendo mais e manter seu status como um grande evento do que acabar cansando todo mundo.
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Fonte: adorocinema