Avatar: O Caminho da Água estreia em dezembro nos cinemas brasileiros, aguardada sequência do aclamado Avatar (2009), filme com a maior bilheteria de todos os tempos. Os filmes são ambientados na lua extraterrestre Pandora, com personagens criados por captura de movimento, incluindo Neytiri vivida por Zoe Saldana. Para o trabalho, a atriz tem que passar por um processo que dura meses e é mais complexo do que se imagina.
Durante a CinemaCon de Las Vegas deste ano, Zoe Saldana comentou sobre as diferenças de se transformar em Neytiri nos filmes de Avatar e Gamora, sua personagem no Universo Cinematográfico Marvel e parte da equipe dos Guardiões da Galáxia. “Eles exigem um tipo diferente de sacrifício, mas são muito únicos em seus próprios fundamentos”, ressaltou.
“Gamora é uma abordagem muito mais tradicional, onde você acorda às três da manhã e passa por todo o processo protético. Uma vez que você se vê e sente Gamora, você se transforma”, disse sobre a transformação na personagem Marvel, que ela volta a interpretar no especial de fim de ano dos Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Quanto a Neytiri, Saldaña deixa claro que não se trata apenas de vestir o traje de captura de movimento e atuar, mas envolve um longo processo. “Quanto a Neytiri, é mais uma prática. São meses de treinamento, não apenas ensaios com seu diretor, treinamento com treinadores de movimento, viajar para a selva e sentir como é fazer sua própria comida com todos os elementos ao seu redor. Depois de usar tudo isso, você leva para o que chamamos de volume, que é o set, quando você filma com captura de movimento”.
Ou seja, o processo para seu papel em Avatar é uma combinação de elementos mentais e físicos, enquanto o de Gamora na Marvel, por outro lado, é uma personagem em que a caracterização desempenha um papel muito mais importante.
Qual é a história de Avatar: O Caminho da Água?
A sequência de Avatar chega aos cinemas 13 anos depois do lançamento do primeiro filme, que ficou marcado por sua abordagem inovadora e revolucionária em 3D e CGI. O novo filme demorou tanto para ser lançado por causa da longa busca do diretor James Cameron por uma nova tecnologia que atendesse suas pretensões para a história da produção, podendo apresentar um novo universo ambientado nas profundezas do mar.
O Caminho da Água se passa dez anos após a primeira batalha de Pandora entre os Na’vi e os humanos no primeiro filme de Avatar. Na história, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney’tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles precisam sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar mais uma guerra difícil contra os humanos.
Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro. Essa não é a única sequência confirmada, o terceiro filme foi filmado simultaneamente com o segundo e está previsto para 2024. Além disso, o quarto sai em 2026 e o quinto em 2028.
Fonte: adorocinema.com