Sandman na Netflix é uma das séries mais aguardadas do ano, finalmente realizando o sonho dos fãs de uma adaptação da premiada e influente saga dos quadrinhos criada por Neil Gaiman – que aparece como produtor executivo da série. Com uma história complexa e cheia de detalhes nas HQs, o AdoroCinema separou todas as informações que você precisa saber antes de assistir Sandman no catálogo da Netflix.
Sandman foi lançado em 1989, inicialmente como um quadrinho da DC Comics antes de ser colocado sob a marca Vertigo da DC, e durou até 1996, resultando em 75 edições da série principal escrita por Neil Gaiman (que retornou à saga em Os Caçadores de Sonhos de 1999 e Prelúdio, uma série prequela publicada entre 2013 e 2015). Depois que a série principal foi encerrada, sequências e spin-offs focados em outros personagens da história foram lançadas, como aconteceu com Constantine e Lúcifer.
Sandman foi aclamado pela crítica, um dos primeiros romances gráficos a estar na lista de best-sellers do The New York Times ao lado de Maus, Watchmen e O Cavaleiro das Trevas. Essa saga receberia dezoito prêmios Eisner e se tornaria o primeiro (e único) quadrinho a ganhar um World Fantasy Award.
Na história de Sandman, o mago Roderick Burgess tenta capturar a Morte para barganhar pela vida eterna, mas acaba prendendo por décadas seu irmão mais novo Morpheus, o Rei dos Sonhos. Após sua fuga, o personagem também conhecido como Sonho ou Sandman, parte em busca de seus poderosos artefatos perdidos: seu elmo clássico, uma algibeira com areia e um rubi. Ele está determinado a trazer de volta a ordem para seu Reino, o Sonhar – lugar que dá forma aos nossos medos e fantasias mais profundos –, e fará o que for preciso para restaurar seu mundo, deteriodado depois de sua longa ausência.
Para restabelecer a ordem, Sonho precisa encarar uma jornada por diferentes mundos e tempos e reparar os erros que cometeu durante sua vasta existência, revisitando velhos amigos e inimigos, e conhecendo novas entidades cósmicas e humanas. Claro que a história de Sandman é bem mais abrangente do que isso, se desenrolando até o final da saga ao longo de suas 75 edições. Acima de tudo, as temáticas falam sobre o poder das histórias e dos sonhos, o sentido da vida, assim como suas ações e consequências.
A primeira temporada da adaptação de Sandman na Netflix será composta por 10 episódios ao todo, cobrindo as primeiras 16 edições dos quadrinhos, começando com o arco “Prelúdios e Noturnos” e terminando no final do arco da história “A Casa de Bonecas”. Os demais arcos famosos da obra serão adaptados em futuras temporadas de Sandman, caso a produção realmente seja renovada.
Confira todos os arcos de Sandman:
- 1. Prelúdios e noturnos
- 2. A casa de bonecas
- 3. Terra dos sonhos
- 4. Estação das brumas
- 5. Espelhos distantes
- 6. Um jogo de Você
- 7. Convergência
- 8. Vidas breves
- 9. Fim dos mundos
- 10. Entes queridos
- 11. Despertar
- 12. Exílio
- 13. A tempestade
No elenco da série Sandman, temos nomes de Tom Sturridge, como Sonho; Gwendoline Christie, como Lúcifer; Charles Dance, como Roderick Burgess; Asim Chaudhry, como Abel; Sanjeev Bhaskar, como Cain; Jenna Coleman, como Johanna Constantine; Joely Richardson, como Ethel Cripps; David Thewlis, como John Dee; Boyd Holbrook, como Coríntio; Stephen Fry, como Gilbert; Patton Oswalt, como a voz do corvo do Sonho, Matthew; Mason Alexander Park, como Desejo; e Kirby Howell-Baptiste, como Morte.
Entre os personagens de Sandman, se destacam Os Perpétuos, entidades imortais que controlam vários aspectos do universo sobre a humanidade e tem domínio total sobre uma dimensão que representa o conceito que vive através deles. Sonho é um deles ao lado de seus irmãos Morte, Destino, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio (todos com a inicial “D” em inglês: Dream, Death, Destiny, Destruction, Desire, Despair e Delirium), que são forças vinculadas a seus deveres, moldando o universo com seus poderes. Na 1ª temporada de Sandman, Sonho, Morte, Desejo e Desespero estão confirmados para aparecer.
Sandman estreia em 5 de agosto no catálogo da Netflix.