A saída de . do Universo Cinematográfico Marvel, após mais de uma década sob o manto do Homem de Ferro, gerou grandes expectativas para seus futuros projetos. Mas, apesar de coroado com imenso sucesso popular, seu primeiro grande papel pós-Marvel acabou sendo um fracasso total, tanto crítica quanto comercialmente. Com um orçamento estimado entre 175 e 192,4 milhões de dólares (via JeuxVideo), não conseguiu corresponder às expectativas.
O longa, lançado em 2020, pretendia ser uma releitura do clássico personagem de , um veterinário capaz de falar com os animais. A história já teve diversas adaptações, incluindo uma versão musical em 1967 com , antes da mais recente, dirigida por , que deu um tom mais aventureiro e fantástico para a história.
O impressionante elenco incluiu, ao lado de Robert Downey Jr., nomes como e , além de vozes famosas como , , , e . A ambição estava claramente definida: produzir um espetáculo familiar com uma série de atores famosos.
Filme fracassou nos cinemas
No lançamento, contudo, o filme recebeu críticas muito negativas, incluindo comentários sobre o enredo confuso, humor pouco inspirado e efeitos especiais desiguais. A atuação de Robert Downey Jr., com sotaque galês às vezes difícil de entender, também foi destacada. Acostumado a papéis carismáticos e cativantes, o ator parecia perdido aqui em um personagem pouco convincente.
De modo geral, a imprensa especializada não validou esta nova adaptação: no agregador de críticas Rotten Tomatoes, a aprovação foi de apenas 15%. O público também não respondeu. Com receita mundial de 251,5 milhões de dólares, o filme mal recuperou o custo de produção, sem sequer levar em conta os custos de marketing e distribuição.
Vale destacar que, obviamente, este fracasso passou longe de condenar a carreira de RDJ, como evidenciado por seu Oscar recebido em 2024 por e pela confirmação de seu .
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema