Na Netflix, a história de amor (e drama) entre Amy (Zoe Saldaña) e Lino (Eugenio Mastrandrea) conquistou imediatamente o coração do público e se tornou a série mais vista do streaming em sua semana de lançamento. Ambientado na Itália, o romance acompanha a jornada cheia de emoções do casal e, pode até não parecer, mas foi inspirado em acontecimentos reais.
Recomeço se baseia no livro “From Scratch: A Memoir of Love, Sicily, and Finding Home”, publicado por Tembi Locke – ela é a Amy da série da Netflix. A obra foi lançada originalmente em 2009 e já fez sucesso na época, garantindo uma posição na lista de best-sellers do New York Times. A autora participou ativamente do processo de produção da série, que seguiu a história original de seu livro com poucas alterações.
Em entrevista, Tembi Locke relembrou o sentimento que teve ao conhecer o chef de cozinha Saro Gullo (Lino, na série), em 1995, na cidade italiana de Florença – e disse que não se apaixonou à primeira vista. “Para ser honesta, foi bem superficial, mas eu percebi um nível de honestidade de abertura nele para o qual eu não estava pronta naquele momento. Ele me introduziu um tipo de amor que eu descreveria como divertido, aberto, recíproco, respeitoso e visionário”, disse (via Forbes).
Como a série nos mostra, o casal precisou superar barreiras culturais e a reprovação da família de Lino, que era bastante tradicional e foi contra a decisão do chef de se casar com uma mulher norte-americana e negra. Com o passar do tempo, a questão familiar vai se acertando, mas outros problemas sérios vão surgindo na vida do casal, que recebe uma notícia devastadora: Lino é diagnosticado com câncer.
Antes da morte de Saro, em 2012, o casal também viveu grandes momentos, como a adoção da filha, Zoela. Para Tembi, escrever a história da família foi também uma forma de lidar com a perda de Saro e redescobrir sua vida ao lado da filha. “Eu simplesmente soube que tinha que escrever. Emocionalmente, os riscos eram grandes. Eu senti que viveria um novo luto se não escrevesse sobre minhas experiências. O livro também serve como um registro para minha filha, para que ela saiba o tipo de amor que espero que ela encontre um dia”, afirmou.
Como está Amy hoje?
Atualmente, a Amy da vida real, Tembi Locke, casou-se novamente em 2016 e vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, e além da carreira como escritora e roteirista, também apareceu em algumas séries famosas da Netflix, como Eu Nunca… e Crazy Ex-Girlfriend. Até hoje, ela e a filha mantêm uma boa proximidade com a família de Saro e disse que a história que escreveu também é sobre isso. “Contamos mais de uma história de amor. É sobre minha história de amor com Saro e minha história de amor com minha sogra, que também senti que valia a pena contar”, pontuou.
Fonte: adorocinema.com