Se você está mais familiarizado com o universo do cinema, provavelmente já ouviu falar de “product placement”, uma ação publicitária que consiste em inserir propagandas dentro dos filmes de forma mais “natural”, como se a marca ou produto fizessem parte do universo dos personagens. Em geral, as produções faturam alto com esse tipo de ação, mas às vezes, o efeito pode ser oposto, como aconteceu em .
No filme, que se passava em um aeroporto, John McClane () precisava se movimentar furtivamente pelo local e evitar ser pego pelos vilões, salvando mais uma vez a véspera de Natal. Para uma de suas manobras, seria fundamental uma chave de fenda, que tinha uma marca específica: a Black & Decker pagou muito caro para estar no filme e até montou uma campanha paralela para obter o máximo retorno.
O problema surgiu quando, de repente, a empresa de ferramentas elétricas e eletrodomésticos descobriu que aquela breve cena, que possivelmente não duraria mais do que alguns segundos, foi completamente eliminada na edição de Duro de Matar 2. Não se sabe a razão por detrás desta decisão – se foi criativa ou não –, mas o fato é que a Black & Decker não deixou passar batido e processou a 20th Century Fox.
De acordo com a Far Out Magazine, a empresa se recusou a pagar os 20 mil dólares acordados pela ação publicitária e entrou com uma ação judicial contra o estúdio e a agência de marketing que atuou como intermediária por uma quantia de 150 mil dólares, alegando “perda de credibilidade”.
A empresa havia montado uma grande campanha de estreia do filme e de Dia dos Pais nos Estados Unidos no valor de 200 mil dólares que envolveu, entre outras coisas, disponibilizar a ferramenta em 17 mil lojas do mercado. A ideia era tornar a chave de fenda o presente ideal para a data – até que o corte no filme acabou com os planos.
Vale lembrar que, na época, o filme fez um estrondoso sucesso, com mais de 240 milhões de dólares arrecadados em bilheteria ao redor do mundo. Hoje, você pode encontrar Duro de Matar 2 no catálogo do Disney+.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fonte: adorocinema