Em 2016, com a história da corajosa jovem Moana Waialiki (), que embarca em uma aventura inédita para salvar sua tribo. Em sua companhia estão seu galo de estimação, Hei Hei (), e, claro, o semideus Maui ().
A não foi por acaso. Nos bastidores, houve uma complexa pesquisa para construir cada um deles. Em uma entrevista de 2017, durante a divulgação do primeiro filme para a revista Empire, os diretores e roteiristas e compartilharam que uma escolha quase fez Maui ser bem diferente do que conhecemos atualmente: ele seria careca — mas isso não teve nada a ver com a escolha de Dwayne Johnson para a dublagem. “A primeira coisa que a nossa designer fez foi desenhar Maui careca. Nosso primeiro storyboard, antes de ter Dwayne, mostrava o personagem careca”, comentou John Musker.
Mas uma importante informação fez toda a diferença para a equipe manter os longos cabelos que conhecemos: vários feedbacks do departamento de pesquisa do filme informaram que o cabelo era parte do poder na mitologia de Maui. Quanto maior o cabelo, maior o poder. A partir disso, eles começaram a fazer versões com o cabelo comprido.
O cabelo foi uma parte tão importante do personagem que Dwayne fez questão de usar uma peruca durante as gravações da dublagem, como contou Musker: “Quando Dwayne estava envolvido no projeto, ele estava com o cabelo bem comprido. Na hora de interpretar os musicais, ele jogava o cabelo de um lado para o outro.”
Ainda durante a entrevista, os diretores compartilharam que a equipe de pesquisa foi de extrema importância para respeitar as tradições representadas no filme. Para isso, foi criado o Departamento de Pesquisa Confiança na História Oceania, com o objetivo de assegurar o respeito a toda a tradição e história do Pacífico Sul.
“Existe um livro chamado ‘Maui, O Mito’, no qual são contados vários mitos sobre Maui. Havia muito material para escolher. Alguns pontos não mudavam de um mito para outro, como o fato de ele suavizar o sol e puxá-lo para cima das ilhas, além de seu anzol mágico — elementos presentes em todos os mitos.”
“Em algumas culturas, Maui é um personagem comum ou uma espécie de Super-Homem; em outras, ele se parece mais com um deus ou um personagem meio travesso”, completou Ron Clements na conversa com a Empire.
A história de Moana continua
acaba de chegar aos cinemas, marcando o reencontro de Maui e Moana em uma nova aventura pelos mares.. Dessa vez, Moana retorna às águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros.
Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe desbravam novos territórios e enfrentam velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Além disso, a animação terá sua própria
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso e torne-se um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema