Sophia @princesinhamt
Cinema

Por que Jurassic Park nos enganou há mais de 30 anos: A verdade sobre os sons dos dinossauros

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os primeiros filmes de dinossauros da história estavam enquadrados em um gênero que hoje em dia se perdeu: as comédias de trogloditas. Ou seja, como , mas no início do século XX. Naquela época, já havia romances e quadrinhos de todos os tipos sobre os grandes répteis: embora gostemos de acreditar que só se popularizaram após , a verdade é que a Dinomania existiu muito antes e ao longo de diferentes décadas. Mas fez algo que os outros não previram: transformou o rugido do T-Rex em um mito.

Quando se diz que Jurassic Park mudou a história do cinema, é literal: as salas começaram a instalar o som DTS, que atualmente é padrão, apenas para que o filme fosse ouvido como deveria. E assim, o público aplaudiu absolutamente atônito a mistura de sons de um bebê elefante, um tigre e um crocodilo. Ou seja: o rugido do Tiranossauro como o conhecemos agora. E tem mérito ter se arriscado tanto, porque naquela época só haviam sido encontrados sete esqueletos da criatura. Mais ou menos.

Mas a verdade é que a ciência desacreditou o filme. De fato, o T-Rex teria sons mais semelhantes aos de um pássaro: nenhum animal daquela época tinha algo parecido com as cordas vocais, então os dinossauros também não. O rugido era impossível. Talvez soassem como os sons sibilantes de um crocodilo ou os sons de algumas aves, mas há dúvidas a respeito. O que está claro é que o T-Rex não teria nos impactado tanto se piasse em vez de rugir.

É preciso levar em conta, além disso, que a pele do T-Rex provavelmente não era como a vimos no filme: estaria coberta de penas, parecida, segundo dizem, com a dos avestruzes ou dos emus. Definitivamente, Spielberg sabia muito quando disse “Bem, a ciência tem razão só às vezes”. Por sorte.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.