Exatos 15 anos depois de ser por , faz sua estreia como diretor com . O projeto iria diretamente para o streaming, mas iniciais que ganhou um lançamento nos cinemas. A estreia no Brasil está marcada para 16 de maio.
Com a repercussão positiva, o longa de ação gerou comparações com outros títulos do gênero. No entanto, Patel, que estrela e assina a produção, roteiro e direção, acha que estabelecer tal paralelo com é um tanto quanto reducionista.
Após a apresentação do filme no festival SXSW 2024, em Austin, ele foi questionado sobre sua obra ser considerada o “ do sul-asiático” e como Monkey Man se assemelha da saga protagonizada por . Diante disso, o ator disse que suas referências vão além do eixo hollywoodiano:
“Eu sou um grande fã do , ele é muito generoso comigo, e eu amo John Wick. Eu sei que é a principal referência para o público estadunidense, mas esse filme [Monkey Man] nasceu do meu amor por um vasto cinema de ação que se expande de a , de Jet Lee a , ao cinema coreano e também a Bollywood”, explicou.
Dev Patel quer subverter filmes de ação com Monkey Man
No evento, ele introduziu a sessão defendendo que sua obra busca se opor às fórmulas recicladas pela indústria cinematográfica que acabam esvaziando as tramas, o que, segundo ele, é injusto com os espectadores:
“O gênero de ação foi abusado pelo sistema. “Você sabe, um dinheirinho rápido. M*rda estúpida. Eu queria dar alma a isso. Traumas reais. Dor de verdade. Vocês merecem isso. Eu queria infundir um pouco de cultura”, defendeu o cineasta estreante.
Inspirado na lenda hindu de Hanuman, Monkey Man conta a história de Kid (Dev Patel), um jovem que participa de lutas clandestinas usando uma máscara de gorila em troca de dinheiro. Perseguido por traumas de infância que seguiram a morte de sua mãe, ele descobre um jeito de se infiltrar na perigosa elite de Mumbai e entra em uma missão explosiva e alucinada por vingança.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema