Com clássicos como e , causou vários escândalos em sua carreira de décadas como diretor. Em 2021, o cineasta retornou com , um filme de drama biográfico sobre o caso de amor lésbico entre duas freiras no século XVII.
Do que se trata Benedetta?
Baseado em uma história real, No enredo do filme, a freira italiana Benedetta () é assombrada por visões perturbadoras na Itália do século XVII. Além de sonhos eróticos com Jesus Cristo, ela acorda com as mãos sangrando e a testa ensanguentada. Outra freira () do convento corre para ajudá-la, com quem ela secretamente começa um caso amoroso.
Benedetta é um típico material de Verhoeven. O diretor de 86 anos tem ao seu lado uma protagonista forte, que usa sua força para ascender gradualmente ao topo da comunidade religiosa. Além disso, o cineasta aborda a Igreja Católica para mostrá-la como uma instituição exploradora que está interessada apenas nas estruturas internas de poder.
Como sempre acontece com Verhoeven, há também uma grande dose de sexo e violência em suas cenas, que é criada principalmente pelas visões bizarras com um Jesus no estilo hippie ou por uma figura da Virgem Maria que é transformada em um vibrador de madeira.
O filme chegou a ser por seu “conteúdo provocativo” e tachado de “blasfêmia” no Peru. No Festival de Cinema de Nova York, nos EUA, também foi alvo de protestos de um grupo de católicos. Atualmente, Benedetta pode ser assistido no catálogo do Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema