Mais de dez dias após a estreia nos cinemas de todo o mundo, Pantera Negra 2 continua sua trajetória de sucesso. Com mais de US$ 500 milhões na bilheteria mundial, o longa já colabora para que a Marvel tenha mais de bilhões de dólares de arrecadação nos cinemas apenas em 2022.
Wakanda Para Sempre, além de apresentar a maneira como o povo da nação africana lidou com a morte de seu líder, é um filme que faz jus a outras produções do estúdio – abre pistas e apresenta componentes importantes para o futuro do MCU.
Pantera Negra 2: Namor é um ativista, defende Tenoch Huerta
A introdução de Namor na história, um dos pontos altos da narrativa, faz parte de um antigo apelo da audiência. Importante para as histórias dos Vingadores e outros personagens da Casa das Ideias, o mutante também apresenta diversas semelhanças com um herói da concorrência, o Aquaman.
Nos quadrinhos, ambos têm origens e poderes muito semelhantes, o que fez com que Ryan Coogler fizesse da dificuldade sua maior potência. Ao reconhecer os paralelos entre ambos, o cineasta decidiu reformular a origem do Príncipe Submarino e dar a ele uma ascendência mesoamericana, potencializada pela interpretação de Tenoch Huerta, que divide raízes com o personagem.
Quem veio primeiro, Aquaman ou Namor?
Nos quadrinhos, a primeira aparição de Namor foi em 1939. Criado por Bill Everett, seu debute aconteceu na revista Marvel Comics #1, em abril daquele ano. Na época, a editora ainda se chamava Timely Comics. Filho da princesa Fen, herdeira de Atlântida, e do humano Leonard McKenzie, o personagem é um dos primeiros mutantes da Casa das Ideias.
Já Aquaman surgiu um pouco depois, em novembro de 1941. Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, o personagem chegou às bancas através da revista More Fun Comics, da DC. Anteriormente parte da galeria de heróis secundária da marca, posteriormente ganhou vários títulos solo, bem como entrou para a Liga da Justiça da América, o principal grupo da marca. Assim como seu “oponente irmão”, sua história permeia o reinado de Atlântida e o universo subaquático.
Pantera Negra 2 vai ter continuação? Entenda o futuro da franquia no MCU
Dessa forma, Namor chegou dois anos antes de Aquaman. O Príncipe Submarino veio antes. Nos cinemas, a ordem foi invertida, já que a encarnação interpretada por Jason Momoa surgiu pela primeira vez nas telonas em 2016, no longa conduzido por Joss Whedon, enquanto o rei de Talokan acaba de ser introduzido ao Universo Cinematográfico da Marvel.
Tenoch Huerta opina
Em entrevista à Rolling Stones, Tenoch comparou os personagens e colocou um fim à discussão que tem rolado na internet. “Um é maia, mesoamericano, e o outro é atlante, de um mito grego, mas são culturas diferentes, origens diferentes… até poderes diferentes, sabe? Aquaman pode se comunicar com animais, com baleias e tudo mais, e Namor não pode”, explicou o ator.
O astro de Wakanda Forever ainda enalteceu Jason Momoa: “Ele é um ator maravilhoso, um ser humano fantástico. Ele é uma estrela de cinema de Hollywood e eles estão me comparando com ele. É como, ‘Oh meu Deus, mãe! Mamãe! Eles estão falando sobre mim e Jason! É fantástico!’ Eu amo isso.”
Fonte: adorocinema.com