Sophia @princesinhamt
Cinema

Os Problemas de Star Wars causados por Erro de 7 Anos: Skeleton Crew

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

no espaço: cumpriu sua promessa. O que começou como uma homenagem aos filmes da Amblin dos anos 1980 se desenvolveu nas últimas semanas em uma emocionante aventura de ficção científica com piratas, naves espaciais e um tesouro de ouro. Personagens adoráveis e um mistério emocionante no centro da história – muitas coisas boas se juntam aqui.

Na verdade, Skeleton Crew seria o filme perfeito de Star Wars, daqueles para se assistir repetidamente. Leve, sem grandes conexões mitológicas e extremamente charmoso. Para manter a apresentação nostálgica do projeto: é possível imaginá-lo em uma versão VHS com a fita desgastada. No entanto, Skeleton Crew não é um filme, mas sim uma série. E não podemos rebobiná-la.

Skeleton Crew originalmente começou como um filme de Star Wars e depois foi transformado em uma série

Como tantos outros projetos de Star Wars, Skeleton Crew tem uma longa história por trás. Já em 2017, o diretor e o roteirista apresentaram o Space-Goonies para a Lucasfilm – na época como um filme para o cinema, que se afastava da saga Skywalker, semelhante a lançado pouco antes, e se sustentava por conta própria. Mas apenas um ano depois, esses projetos se tornaram impossíveis.

2025 word3

Disney+

O responsável por isso foi , que em maio de 2018 entrou para a história da franquia como o primeiro fracasso financeiro. Um evento de grandes consequências que provocou uma mudança maciça de pensamento na Lucasfilm e congelou todos os projetos de filmes que não faziam parte da saga Skywalker. Mesmo um nome popular como Obi-Wan Kenobi não teve chance na grande tela, tão profundo era o choque do Solo.

Ao mesmo tempo, com o lançamento do Disney+ e a demanda resultante por conteúdo de streaming, surgiu uma solução de emergência bem-vinda: a Lucasfilm concentrou seu foco na produção de séries live-action. O sucesso de inicialmente justificou a decisão. No entanto, agora está claro o que perdemos: a auto-compreensão cinematográfica que caracterizou Star Wars por décadas.

Histórias de Star Wars que foram originalmente desenvolvidas para o cinema agora se desenrolavam em vários episódios no Disney+, de a . Skeleton Crew é o exemplo mais recente. E após o final da 1ª temporada, o erro conceitual não pode mais ser negado: tudo nesta aventura espacial clama para ser contado em no máximo 121 minutos.

Skeleton Crew clama por um filme que poderia ter contado toda sua história em duas horas

Quando quebramos os pontos essenciais da trama dos oito episódios, chegamos a uma estrutura clássica de três atos. Skeleton Crew não está interessada em nenhum momento em trabalhar tão intensamente com a fórmula de seriado como faz em seus arcos sofisticados, incluindo numerosos personagens e linhas narrativas paralelas. O conceito de monstro-da-semana das primeiras temporadas de Mando também não se aplica aqui.

2025 word3

Disney+

Os três primeiros episódios de Skeleton Crew cobrem quase exatamente o primeiro ato de um filme: Wim, Fern, Neel e KB seguem (involuntariamente) o chamado da aventura quando são transportados no Onyx Cinder de At Attin para Porto Borgo. Com Jod Na Nawood, passamos para a parte do meio pelos próximos três episódios, que expande os conflitos centrais, antes de nos dirigirmos para o final cheio de ação nos dois últimos episódios.

Condensada nas estações cruciais, esta história poderia facilmente ser contada na forma de um longa-metragem. O episódio 4 torna isso mais evidente: não só o capítulo destoa estilisticamente, mas a parada em At Achrann pode ser facilmente removida da temporada se as informações-chave que recebemos lá forem transportadas, por exemplo, para o capítulo anterior de Kh’ymm.

Claro, um planeta irmão secreto para At Attin alimenta o mistério no centro da série. Além dos marcos coletados, no entanto, Skeleton Crew nunca retorna ao cenário de guerra. E os aspectos de amadurecimento, que são negociados entre crianças e adultos, também estão presentes em variações em muitas outras cenas. Aqui, trata-se apenas de preencher mais uma temporada.

Com Skeleton Crew, a Lucasfilm perdeu a chance de fazer um filme de Star Wars que se pode assistir em loop

O fato de Skeleton Crew ter se tornado uma série não quebra o projeto. No entanto, não se pode deixar de pensar que prazer descompromissado esta história poderia ter sido se tivesse dado o último passo em direção a Os Goonies e chegado aos cinemas como um filme de aventura de duas horas. Possivelmente, este filme teria sido até mesmo o golpe de liberdade que a Lucasfilm está procurando.

2025 word3

Disney+

Outros estúdios deram esse passo com sucesso com suas franquias. A Warner experimentou blockbusters independentes como e . A 20th Century Studios trouxe o Predador de volta através de uma perspectiva incomum em , ambientado vários séculos no passado. E a Sony lançou uma ótima série da Marvel fora de qualquer obrigação com o MCU com o Spider-Verse.

A ironia é que com os filmes que foram lançados nos cinemas sob o rótulo “A Star Wars Story”, a Lucasfilm já estava neste ponto. Rogue One superou as expectativas, Solo decepcionou – e ainda assim agora desfruta de uma longa vida no streaming, porque é perfeito como uma daquelas aventuras que você pode simplesmente assistir em uma noite de domingo. Já está mais do que na hora da Lucasfilm trazer de volta esses filmes de Star Wars.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.