Sophia @princesinhamt
Cinema

Os Fabelmans: Assim são os pais de Steven Spielberg na vida real

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em seu mais recente filme, Os Fabelmans, que segue em cartaz nos cinemas do Brasil, Steven Spielberg se mantém fiel a um dos seus temas preferidos: a família. Dessa vez, o aclamado diretor de Tubarão, Jurassic Park e A Lista de Schindler abraça aquilo que foi retratado por meio de metáforas, subtextos ou simbolismos em muitas de suas produções anteriores: sua própria vida.

A trama gira em torno de Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle), um garoto que cresce no Arizona do pós-Segunda Guerra ao lado de sua mãe artística Mitzi (Michelle Williams), seu pai engenheiro Burt (Paul Dano) e suas três irmãs. Ele acaba se apaixonando pelo cinema depois que os pais o levam para ver O Maior Espetáculo da Terra, longa dirigido por Cecil B. DeMille e lançado em 1952. Mas quão real é tudo isso?

2024 word2
Amblin Hearth Archive/Universal Pictures
À esquerda, Arnold Spielberg e Leah Adler em 1951; à direita, Paul Dano e Michelle Williams em Os Fabelmans.

O conflito central é o divórcio dos pais de Sammy e como a difícil decisão coincide com sua carreira de cineasta. De fato, os genitores de Spielberg, Leah Adler e Arnold Spielberg, se divorciaram quando ele tinha 19 anos. No documentário intitulado Spielberg (disponível na HBO Max), ele e suas irmãs relembram como o casamento começou a desmoronar após a mudança da família para a Califórnia devido ao trabalho do pai. Quando sua mãe anunciou que o casamento havia chegado ao fim, seu pai assumiu a culpa.

2024 word2
Business Wire/Universal Pictures
Arnold Spielberg era operador de rádio e chefe de comunicações do 490º Esquadrão Antibomba, também conhecido como “Burma Bridge Busters”.

Durante o documentário, Arnold Spielberg disse que permitiu que os filhos pensassem que ele havia feito a escolha, e não a mãe: “[Eu estava] protegendo-a porque ela é frágil, e ainda assim… Eu ainda a amava.”

Semelhante ao que acontece em Os Fabelmans, Leah teve um caso com o melhor amigo de seu marido, Bernie, que era “como um tio” para Spielberg e suas irmãs. No filme, o personagem se chama Bennie (Seth Rogen) e é deixado para trás quando a família se instala no oeste dos EUA, e Mitzi cai em uma depressão sombria, assim como Leah caiu na vida real. Eventualmente, Leah e Bernie se casaram.

2024 word2
Amblin Hearth Archive/Universal Pictures
À esquerda, Leah Adler; à direita, Michelle Williams em Os Fabelmans.

Na época da separação de seus pais, nem Spielberg nem suas irmãs sabiam dos detalhes. Ele culpou o pai pelo fim do relacionamento e não falou com ele por 15 anos. “Nunca disse ao meu pai que estava com raiva dele, nunca trocamos palavras de raiva, mas foi uma distância que criei”, contou o diretor no documentário.

2024 word2
Business Wire/Universal Pictures
À esquerda, Arnold Spielberg; à direita, Paul Dano em Os Fabelmans.

Esse evento também se reflete na filmografia de Spielberg, por meio da figura do pai ausente ou do embate entre pai e filho – como se pode ver em Contatos Imediatos do Terceiro Grau, E.T. – O Extraterrestre, Prenda-me Se For Capaz ou Guerra dos Mundos.

“A obsessão pai-filho que tive em meus filmes obviamente fala de muitos sentimentos que carrego comigo e dos quais quero me livrar. E consegui”, disse Spielberg. Eles finalmente se reconciliaram, e o cineasta até dedicou O Resgate do Soldado Ryan a seu pai, que era um veterano da Segunda Guerra Mundial.


Os Fabelmans







Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.