Sophia @princesinhamt
Cinema

Olhar Indiscreto: Atrizes explicam papel fundamental da coordenadora de intimidade em cenas de sexo

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Olhar Indiscreto já está disponível para o público do Brasil e do mundo. A minissérie nacional, tomada por um suspense erótico intenso, chegou ao catálogo da Netflix neste domingo, 1º de janeiro de 2023 para começar bem os trabalhos da plataforma.

A trama acompanha Miranda (Débora Nascimento), uma voyeur incontrolável e uma hacker extremamente habilidosa que passa os dias observando, pela janela, a rotina de Cléo (Emanuelle Araujo), uma prostituta de luxo moradora do prédio em frente.

Certo dia, Cléo bate em sua porta e pede que Miranda cuide de seu cachorro enquanto faz uma viagem. É aí que a hacker se envolve com dois homens em um perigoso triângulo amoroso, se permite viver seus desejos mais íntimos e vê seu destino mudar para sempre. Mas, como em todo bom thriller, as coisas não são exatamente como parecem ser.

Como uma produção que interage continuamente com cenas mais quentes, visto sua classificação para maiores, a equipe teve a presença de uma coordenadora de intimidade para auxiliar nas sequências de sexo.

Coordenação de intimidade

2025 word1
Divulgação/Netflix

Não é de hoje que algumas produções, especialmente internacionais, já contam com coordenadores de intimidade nos sets de filmagem. A função destes profissionais é basicamente apoiar os atores nas cenas de sexo ou interação corporal intensa, para que todos fiquem confortáveis durante o trabalho. Bridgerton, por exemplo, é uma série que já utiliza esse recurso há algum tempo.

Ao comentar sobre a equipe majoritariamente feminina da produção, Débora citou a importância da atriz e dramaturga norte-americana Barbara Harrington, que assumiu a função nos bastidores da minissérie.

Uncoupled: Cenas de sexo com Neil Patrick Harris tiveram componente inédito para o ator

“Este é o primeiro projeto brasileiro da Netflix com uma coordenadora de intimidade”, ressaltou a atriz durante uma coletiva de imprensa que o AdoroCinema esteve presente. “Me sentia em um espaço muito seguro com cenas completamente ensaiadas e coordenadas, muito bom gosto, muita atenção.”

Elas conversavam sobre cada intenção de cena e cada nuance. A atriz, inclusive, deu até um pequeno spoiler sobre a narrativa e pediu ao público que observe a evolução da protagonista, do modo como ela interage com os próprios desejos. “Conforme vocês forem vendo no episódio 10, o jeito que Miranda cessa o caminho daquele desejo e do próprio corpo é completamente diferente do [que é visto no] primeiro episódio”, revelou a artista.

A diretora Luciana Oliveira destacou que a presença da coordenadora de intimidade foi impulsionado pelo movimento #MeToo, nos Estados Unidos, quando atrizes, diretoras, roteiristas e outras profissionais decidiram recrutar alguém que auxiliasse nestas sequências após a revelação de inúmeros casos de abuso.

Bridgerton: Cenas de sexo foram sucesso na série por um motivo especial, revela ator

“Esse trabalho é super minucioso, começa do princípio básico, no ‘posso tocar aqui ou aqui?’ até a gente começar a chegar na decupagem da cena”, detalha a cineasta. A realizadora ainda afirmou que a coordenadora, inclusive, ajudava com opções e possibilidades inovadoras para as cenas mais quentes.

Já Débora explicou também que, além das coreografias, a profissional recomendava artifícios, como almofadas, para que não houvesse nenhum contato. Barbara auxiliava com ilusões de ótica que enganassem as câmeras, fora o “cuidado emocional e psicológico”, como lembrou a atriz.

Olhar Indiscreto já está disponível no catálogo da Netflix.


Olhar Indiscreto

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.