é uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, estrela de clássicos do cinema nacional como , e , mas você sabia que esse não é seu nome verdadeiro?
Fernanda Montenegro é o nome artístico de Arlette Pinheiro Monteiro Torres. Ela nasceu em 16 de outubro de 1929 e escolheu o nome quando começou sua carreira, aos 15 anos, como locutora, atriz e redatora na Rádio Ministério da Educação e Saúde.
“Desde cedo, eu trabalho muito. E a rádio foi a universidade que eu não tive. Tinha uma curtição, um humor dentro do sobrenome, parecia uma coisa a la século 19. Eu redigia como Fernanda Montenegro e era locutora como Arlette Pinheiro. E a Fernanda Montenegro pegou“, relembrou a atriz sobre o nome ao portal Memória Globo.
Em entrevistas mais antigas, Arlette Pinheiro Monteiro Torres já havia explicado suas inspirações para a escolha do nome artístico de Fernanda Montenegro.
“Coloquei Fernanda porque era um nome à la século 19. Havia no Rio de Janeiro uma grande prostituta chamada Fernande”, explicou no documentário Tributo – Fernanda Montenegro (via Gshow). “Havia um médico famoso na minha família, que sempre se dizia ‘ah, se o Dr Montenegro estivesse aqui, essa doença seria uma bobagem’. Então criei esse nome. Ninguém se chama Fernanda Montenegro, esse nome tinha que ser inventado”.
Fernanda Montenegro é uma das maiores atrizes brasileiras da história. Entre suas maiores conquistas em sua carreira na atuação, ela venceu um Emmy Internacional como Melhor Atriz por (2012) e também levou para casa um Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim por (1998), clássico filme de que também lhe rendeu indicações cobiçadas ao Globo de Ouro e Oscar.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha.
Fonte: adorocinema