Passaram-se 46 anos desde sua estreia, mas continua sendo um dos melhores filmes de terror e ficção científica da história. Além disso, o emblemático filme dirigido por deu origem a uma franquia cinematográfica que continua muito viva até hoje: em 2024 estreou o filme e é uma das séries mais esperadas de 2025.
Mas se o filme foi um fenômeno em seu tempo, seu primeiro trailer já era, mesmo antes da estreia do longa-metragem, uma obra-prima da montagem. Adotando a estrutura de um filme de terror, conseguiu vender um filme ao público preservando ao máximo o enredo e a experiência que os espectadores iriam ver.
Quase 50 anos após seu lançamento, qualquer amante do cinema em geral e da ficção científica em particular reconheceria a sinopse da obra-prima absoluta de Ridley Scott: Em seu caminho de volta à Terra, a nave Nostromo intercepta um sinal de socorro vindo de um planeta próximo. Acordados de seu hipersono, a tripulação tentará descobrir a fonte do mesmo, que acaba sendo um aviso.
Uma obra-prima que dura menos de dois minutos
O início do filme de Scott é hipnótico. Silêncio do espaço infinito, apenas aliviado pela partitura de e o título do filme aparecendo do centro, lenta e gradualmente. Uma obra do veterano , que também havia desenhado os créditos de Superman, um ano antes.
“Esses créditos surgiram da ideia de que precisávamos de algo perturbador para o público. É inquietante para as pessoas ver essas letras aparecerem, pouco a pouco. Queríamos criar tensão à medida que as letras aparecem, que parecem ser muito mecânicas”, contaria Greenberg, falecido em 2018, a respeito de sua aposta para os créditos.
No entanto, já antes do filme, o primeiro trailer de Alien já era uma obra-prima em si mesmo. Com uma duração de pouco menos de dois minutos e extremamente eficaz, conseguiu vender um filme ao público preservando ao máximo o enredo. O suficiente para nos deixar perplexos em um momento em que Hollywood desenvolveu o hábito de apresentar trailers que, na opinião de alguns, revelam demais.
No entanto, o primeiro trailer de Alien, sem diálogos, tornou-se uma referência, porque adota a própria estrutura de um filme de terror. Com o passar do tempo, muitos seguiriam os mesmos passos.
Os primeiros 50 segundos funcionam como um prelúdio, com um movimento de câmera percorrendo um terreno irregular e depois um ovo. Quando ele se abre, o avanço muda para imagens do filme.
Posteriormente, a montagem avança e retrocede entre imagens da tripulação do Nostromo explorando o mundo alienígena que encontraram, tomadas do gato Jonesy com aspecto aterrorizador e Ripley e a tripulação sendo perseguidos visivelmente por algo “invisível”.
E é no minuto 1:35 quando a violência explode: em uma rapidíssima montagem de planos sobrepostos por uma montagem sonora absolutamente aterrorizante e estridente que termina em apenas 10 segundos, quando tudo volta à calma. Sem mais som, antes que apareça o famoso slogan do filme: “No espaço, ninguém pode ouvir você gritar”.
Uma obra-prima absoluta de montagem, tensão e terror cru, ainda insuperável 46 anos depois.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema