O gênero de terror está vivendo um bom momento em 2024, com propostas que empurram os limites do que o público está disposto a suportar. Neste contexto, se coroou como o filme mais impactante e polêmico do ano. Este experimento cinematográfico, dirigido por e protagonizado por e , não deixou ninguém indiferente desde sua estreia em setembro. Os amantes do body horror já puderam desfrutá-lo em casa graças à sua chegada ao serviço de streaming Mubi em 31 de outubro, e se você ainda não o assistiu recomendamos se atualizar o quanto antes com um dos filmes essenciais de 2024.
O filme segue Elisabeth Sparkle, uma atriz que, após um acidente automobilístico, recebe uma oferta tentadora de uma empresa misteriosa. Através de uma substância milagrosa, Elisabeth pode se transformar temporariamente em uma versão mais jovem e melhorada de si mesma. No entanto, o tratamento vem com regras rigorosas: ela deve alternar uma semana em seu corpo rejuvenescido com outra em seu corpo real, e qualquer quebra deste ciclo terá consequências terríveis.
A história utiliza essa premissa para explorar temas como o envelhecimento, a pressão para permanecer relevante em Hollywood e os sacrifícios que alguns estão dispostos a fazer pela eterna juventude. Moore brilha no papel principal, oferecendo uma interpretação tão intensa e emocional que já existem rumores sobre sua possível indicação ao Oscar. De fato, o filme já ocupa o primeiro lugar na lista dos melhores projetos da atriz, sendo avaliado com 91% de pontuação pela crítica no Rotten Tomatoes.
Desde sua estreia, o filme conquistou os festivais mais prestigiados, levando o prêmio de Melhor Roteiro em Cannes e recebendo ovações e críticas apaixonadas tanto em Sitges quanto em San Sebastián. Como disseram alguns críticos após sua passagem por Cannes, “é impossível ignorá-lo, mesmo quando você quer desviar o olhar”. Além de Moore, a interpretação de Qualley também foi celebrada pela crítica, cujo personagem, Sue, é fundamental para entender o mundo de Elisabeth Sparkle.
Os usuários do Mubi podem comprovar por si mesmos. Esta é a oportunidade perfeita para desfrutar em casa de um dos filmes mais influentes de 2024. Há quem tenha saído da sala de cinema por não suportar sua história, assim como há quem o classifique como um claro vencedor dos próximos prêmios Oscar.
Para Coralie Fargeat, diretora e roteirista, o filme é uma tentativa de explorar os símbolos e obsessões de nossa cultura através da linguagem visual. Em uma entrevista à SensaCine, ela explicou: “Eu queria criar um mundo onde as imagens e as cores contassem a história tanto quanto os diálogos. É uma jornada intensa, mas acho que os espectadores sairão dela com algo mais que terror. Sairão pensando”. Está preparado para adentrar o inquietante mundo de A Substância?
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema