, de lançado em 1980, é considerado uma obra-prima absoluta do gênero pela esmagadora maioria do público e da crítica, mas também tem quem não goste, incluindo ,, e, em alguma medida, até o próprio Kubrick, que não considera este o filme mais assustador de todos.
Para o lendário cineasta de , o filme que mais merece destaque no quesito terror é um thriller holandês-francês de 1988 chamado , que você pode encontrar no canal Cind!e, dentro do Amazon Prime Video.
O Silêncio do Lago: Qual é a história?
Os protagonistas da história são Rex () e Saskia (), um casal que está a caminho das férias de verão até que uma tragédia acontece: quando os dois param em um posto de gasolina na rodovia, Saskia desaparece repentinamente sem deixar rastros.
Rex contata a polícia local, que não consegue ajudá-lo, e a busca permanece infrutífera depois de três anos. Tudo muda, então, quando Rex recebe um cartão postal misterioso cujo remetente anônimo afirma saber o que aconteceu com Saskia.
Em entrevista ao Criterion Channel, o diretor disse que ninguém se interessou pelo filme depois de concluído e que nenhuma distribuidora quis lançá-lo até que fosse convidado para o Festival de Cinema de Sydney – e apenas porque ainda havia uma vaga disponível na competição que precisava ser preenchida de alguma forma.
Lá, ele ganhou o prêmio do público e O Silêncio do Lago finalmente ganhou mais reconhecimento. E foi assim que, entre os muitos admiradores do filme, surgiu Stanley Kubrick.
“Ele viu o filme e, para minha alegria, me disse que era um grande fã”, disse Sluizer ao Criterion. “Ele alegou que assistiu pelo menos dez vezes. Nos encontramos um dia em Los Angeles e discutimos o filme plano por plano. Ele me disse ‘este é o filme mais assustador que já vi na minha vida’. E eu disse ‘você viu O Iluminado?’ Ele disse: ‘comparado com O Silêncio do Lago, O Iluminado é coisa de criança e nada assustador’”, relembrou.
Anos mais tarde, em 1993, George Sluizer fez um remake em inglês de seu próprio filme com o mesmo título, mas desta vez estrelado por , e , entre outros. O resultado até foi um thriller sólido, mas que, por ter tido alguns momentos suavizados para se adequar ao mercado norte-americano, não conseguiu igualar a intensidade do original.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema