Sophia @princesinhamt
Cinema

Novela que fracassou na audiência e traumatizou Fernanda Montenegro ganha uma segunda chance: Nunca digo desta água não beberei

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

é sinônimo de sucesso e excelência, não é mesmo? Com impressionantes 80 anos de carreira, – sempre se destacando em qualquer gênero que escolhesse.

No entanto, nem mesmo a grandiosa Fernandona conseguiu salvar uma trama exibida no horário das sete da Globo, entre maio de 1997 e janeiro de 1998. A novela não conquistou o público e, pior ainda, deixou a veterana traumatizada pela experiência…

Zazá chega ao catálogo do Globoplay

Protagonizada por Fernanda Montenegro, Zazá foi adicionada ao Globoplay nesta segunda-feira (30), marcando a primeira vez que a novela poderá ser revista pelo público desde sua exibição original na década de 1990. A recuperação do folhetim faz parte do Projeto Resgate da plataforma de streaming, que disponibiliza vários clássicos da teledramaturgia da Globo.

Em Zazá, Fernanda Montenegro vive a filha de Santos Dumont

Arley Alves/Globo

Em Zazá, Fernanda Montenegro vive a filha de Santos Dumont

A novela acompanha a história de Marisa Dumont (Montenegro), uma filha fictícia de Santos Dumont, o pai da aviação. Conhecida por ser uma milionária excêntrica e extrovertida, Zazá tem sete filhos, que, apesar de já serem bem grandinhos, não têm nenhum tipo de motivação ou vocação para o trabalho e vivem às custas dela.

Um dia, ao pilotar seu avião, Zazá vê nuvens em formato de anjos e tem a ideia de buscar anjos da guarda para cuidar e orientar seus filhos: Dorival (), Renata (), Milton (), Fabiana (), Solano (), Lavínia () e Silvia ().

No entanto, as coisas não serão tão fáceis. Silas, interpretado por , , é um advogado e amigo da família de Zazá. Ele é quem ajuda a matriarca a encontrar as pessoas que servirão como anjos da guarda dos herdeiros Dumont. No entanto, ele acaba se voltando contra Zazá e ainda atrapalha a vida dos sete anjos.

Os sete filhos de Zazá

Arley Alves/Globo

Os sete filhos de Zazá

Novela traumatizou Fernanda Montenegro

Assinada por e dirigida por , a trama de Zazá se mostrou um pouco confusa e não conseguiu engajar o público, registrando uma média de 31 pontos na Grande São Paulo – bem abaixo dos 45 a 55 pontos, considerados ideais pelo diretor de programação da Globo na época, Roberto Buzzoni.

Para piorar a situação, a novela , que substituiria Zazá na faixa das sete, enfrentou problemas na produção e teve sua estreia adiada por algumas semanas, o que resultou na extensão de Zazá por mais 54 capítulos. Com isso, a novela se desgastou e afastou ainda mais o telespectador, fazendo a audiência cair consideravelmente na fase final.

Em dezembro de 1997, Fernanda Montenegro deu uma entrevista ao jornal e comentou sobre o desempenho de Zazá. “Não estamos ali para fazer a novela da posteridade. Trata-se de uma comédia leve, infantojuvenil, sem exigência dramática. Ninguém espera que dê 60 pontos no Ibope. Nem a trama das 20h dá isso”, declarou. Apesar de não ter falado mal da novela abertamente, a atriz demonstrou um certo trauma.

Nunca digo desta água não beberei, mas espero ficar um bom tempo sem protagonizar outra novela

Ainda assim, a veterena confessou que a trama ficou no ar por mais tempo do que deveria. “Fazer novela é como dar um salto num abismo: é preciso estar preparado para as intempéries. Nenhuma novela é sucesso com mais de 200 capítulos. Se for drama, o ator cansa de fazer cara de triste. E, se for comédia, de fazer humor”, concluiu.

Até Rita Lee reclamou de Zazá

, cedido suas músicas para servir como , escreveu Dona Doida em homenagem à trajetória de Fernanda Montenegro e, depois, a pedido da gravadora PolyGram, acrescentou referências à personagem Zazá.

A experiência, porém, não foi satisfatória para a cantora, que deixou isso claro em um e-mail enviado ao Jornal do Brasil em novembro de 1997:

“Hoje em dia, emplacar um tema de abertura de novela é faca de um gume só, ou seja, sua música queima mais depressa que baseado em palha de milho e não se recebe um tostão sequer. A tal da Zazá, por exemplo, foi péssimo para mim”, iniciou a roqueira.

O refrão “Cadê Zazá“, que se repetia diversas vezes na canção, na opinião da artista, estragou a música. Rita Lee também percebeu que valia mais a pena ter uma música na trilha sonora do que na .

Fui convidada a acrescentar o refrão chatinho que acabou por destruir a música de vez: ‘Cadê Zazá, Zazá, Zazá’. Burrice minha (…) Aprendi que abertura de novela, nunca mais

Os 215 capítulos de Zazá já estão disponíveis no , para você ver ou rever quando quiser!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.