está em exibição nos cinemas brasileiros, nova versão do diretor (responsável por e ) para o . Se você já assistiu qualquer um dos filmes, provavelmente reparou que a história tem muitas semelhanças com Drácula. E isso não é uma mera coincidência!
Na verdade, Nosferatu e Drácula são basicamente a mesma história – mas com algumas diferenças importantes entre elas, inclusive do vampiro protagonista.
O melhor filme de vampiros? É por isto que todo fã de terror precisa ver Nosferatu!
Nosferatu é cópia de Drácula? Entenda a conexão entre os icônicos vampiros do cinema
Tudo começa em 1922 com o lançamento de , clássico mudo do expressionismo alemão dirigido por . O roteiro foi baseado em Drácula, de Bram Stoker, mas eles não tinham os diretos autorais do livro, então fizeram mudanças na história, especialmente no nome dos personagens e dos lugares.
A mudança mais importante está no próprio vampiro protagonista: Conde Drácula virou Conde Orlok e seu visual foi radicalmente transformado. Enquanto Drácula é descrito com uma aparência mais humana e sedutora, o vampirão que o ator deu vida no cinema é uma figura monstruosa sem vida, e se tornou parte da cultura popular – tanto que .
Depois que Nosferatu foi lançado em março de 1922 na Alemanha, os herdeiros de Bram Stoker processaram o filme de Murnau e a produtora Prana-Film pela adaptação não autorizada. No final das contas, uma decisão judicial mandou que todas as cópias de Nosferatu fossem destruídas. Mas como hoje é possível assistir ao filme?
Por mais que suas cópias tenham sido destruídas, algumas delas foram enviadas para o exterior e o filme sobreviveu desta forma, sendo lançado nos Estados Unidos em 1929 – antes mesmo da , interpretado por . No final das contas, Nosferatu foi reconhecido como obra-prima do terror e se tornou um dos filmes mais influentes de todos os tempos.
Nosferatu de F.W. Murnau já recebeu vários remakes, por , de e, por fim, de .
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha.
Fonte: adorocinema