Não Se Preocupe, Querida é um dos assuntos mais quentes da semana e não é apenas por causa do lançamento, que acontece em 22 de setembro. O filme dirigido por Olivia Wilde está cercado de polêmicas desde o primeiro anúncio de Shia Labeouf como protagonista da trama, em 2020, e sua substituição por Harry Styles meses depois.
O clima está tenso nos bastidores e tudo ficou ainda mais nítido quando o elenco se reuniu no Festival de Veneza 2022 para a estreia do filme e o recebimento do prêmio especial. Florence Pugh, protagonista da trama, não apareceu para a coletiva de imprensa e, quando chegou, trocou poucos cumprimentos com Olivia Wilde e Harry Styles.
Além disso, a junção entre o dono do hit “As It Was” e o ator Chris Pine não parecia muito boa, resultando em muitas expressões de tédio e até uma suposta cuspida. Para ajudar aos menos informados sobre a treta, o AdoroCinema preparou uma linha do tempo bem simples de entender, na ordem cronológica dos fatos. Já pega a pipoca para acompanhar, porque faz muito tempo que Hollywood não nos presenteava com discórdias quase palpáveis!
O mundo estava no início de uma das pandemias mais letais da história quando Olivia Wilde anunciou Não Se Preocupe, Querida, seu segundo trabalho como diretora após o grande sucesso adolescente Fora de Série. Naquela época, o elenco contava com Florence Pugh, Shia Labeouf e Chris Pine como os protagonistas da trama.
Olivia Wilde anunciou, em seu Instragram, que Harry Styles seria o novo Jack, protagonista de Não Se Preocupe, Querida, ao lado de Florence Pugh. Na época, foi relatado que Shia Labeouf saiu do filme por conflitos de agenda.
Shia Labeouf tinha sido acusado agressão sexual e comportamento abusivo contra sua ex-namorada, a cantora FKA Twigs, dois meses após o anúncio de Harry Styles como protagonista de Não Se Preocupe, Querida. Em dezembro de 2020, Olivia Wilde deu entrevista à revista Vogue e disse que fez uma dancinha da vitória quando Styles aceitou o papel de Jack.
No dia 24 de dezembro, a Variety publicou um artigo sobre todas as controvérsias de Shia Labeouf e descobriu que o ator foi retirado do filme. No trecho em questão, escreveram: “Embora as filmagens ainda não tivessem começado quando LaBeouf partiu, fontes próximas ao projeto dizem que LaBeouf exibiu mau comportamento e seu estilo entrou em conflito com o elenco e a equipe, incluindo Wilde, que acabou demitindo-o.”
Em 4 de fevereiro, Olivia Wilde concedeu entrevista à série especial da Variety, “Directors on Directors”, em que se reuniu com Emerald Fennell para discutir sobre “banir babacas” de seus filmes. Na conversa, a diretora de Não Se Preocupe, Querida disse que tem uma “política de tolerância zero a babacas”, o que foi rapidamente associado a Shia Labeouf por bons entendedores.
As filmagens de Não Se Preocupe, Querida foram concluídas e, no dia seguinte, Olivia Wilde escreveu um texto no Instagram, elogiando Harry Styles e sua capacidade de deixar Florence Pugh brilhar como protagonista. Confira na íntegra a legenda escrita pela diretora:
“Fato pouco conhecido: a maioria dos atores masculinos não quer interpretar papéis coadjuvantes em filmes liderados por mulheres. A indústria os levou a acreditar que diminui seu poder (ou seja, valor financeiro) para aceitar esses papéis, sendo uma das razões pelas quais é tão difícil conseguir financiamento para filmes focados em histórias femininas.
Não é brincadeira, é difícil encontrar atores que reconheçam por que pode valer a pena permitir que uma mulher ocupe o centro das atenções. Harry Styles não apenas apreciou a oportunidade de permitir que a brilhante Florence Pugh ocupasse o centro do palco como nossa Alice, mas ele infundiu cada cena com um senso sutil de humanidade. Ele não precisava se juntar ao nosso circo, mas pulou a bordo com humildade e graça, e nos surpreendeu todos os dias com seu talento”
Olivia Wilde deu entrevista para a Variety, em 9 de dezembro de 2021, e a revista relatou que Harry Styles foi a primeira escolha para o papel de Jack, ao invés de Shia Labeouf. De acordo com a cineasta, o cantor chamou atenção por sua performance no filme Dunkirk, de Christopher Nolan, mas ele estava em turnê para a divulgação de seu segundo álbum “Fine Line” com a Love on Tour. Quando começou a pandemia, os shows de Styles foram paralisados e ela pôde adicioná-lo ao elenco após saída de Shia Labeouf.
Não posso dizer quantos homens leram o roteiro e disseram: ‘A menos que seja uma dupla, a menos que eu participe tanto — ou mais — do roteiro do que ela, não vale a pena’. E não é culpa deles. Eles foram criados com esse tipo de misoginia inata como parte de sua sociedade.
Olivia Wilde concedeu mais uma entrevista exclusiva para a Variety em agosto e finalmente contou sobre sua decisão de demitir Shia Labeouf. Segundo ela, a prioridade era promover um ambiente seguro para o elenco — principalmente para Florence Pugh.
“Digo isso como alguém que é uma grande admiradora de seu trabalho. Seu processo não foi condizente com o ethos que exijo em minhas produções. Ele tem um processo que, de certa forma, parece exigir uma energia combativa, e pessoalmente não acredito que seja propício para as melhores atuações. Acredito que criar um ambiente seguro e confiável é a melhor maneira de levar as pessoas a fazer o melhor trabalho possível. Minha responsabilidade é com a produção e o elenco para protegê-los. Esse era o meu trabalho.”
Particularmente com um filme como esse, eu sabia que pediria a Florence para estar em situações muito vulneráveis, e minha prioridade era fazê-la se sentir segura e apoiada.
Shia Labeouf disse à Variety que não foi demitido e saiu do projeto por vontade própria “devido à falta de tempo para ensaiar”. Foi o que ele afirmou no e-mail enviado para Olivia Wilde em agosto de 2020, sendo respondido com a seguinte mensagem:
Obrigado por me deixar entrar em seu processo de pensamento. Eu sei que não é divertido. Não é bom dizer não a alguém, e eu respeito sua honestidade. Me sinto honrada que você estava disposto a ir lá comigo, para eu contar uma história com você. Estou arrasado porque poderia ter sido algo especial. Quero deixar claro o quanto significa para mim você confiar em mim. Isso é um presente que vou levar comigo.
Foi então que Shia Labeouf compartilhou um vídeo enviado por Olivia Wilde, em que a diretora pede que ele permaneça no projeto — embora ela tenha afirmado que Florence Pugh (citada como Miss Flo) ficasse desconfortável com a presença do ator no set durante algumas cenas.
“Shia… Eu sinto que não estou pronta para desistir disso ainda, e eu também estou com o coração partido e quero descobrir isso. Você sabe, eu acho que isso pode ser um alerta para a Senhorita Flo, e quero saber se você está disposto a tentar isso comigo, conosco”, diz Wilde, no vídeo.
Não Se Preocupe, Querida estreou em Veneza em 5 de setembro e Florence Pugh não apareceu para a coletiva de imprensa. De acordo com Olivia Wilde, a atriz estava filmando Duna 2 e chegaria mais tarde para assistir ao filme. Isso aconteceu, de fato, mas elas não trocaram interações no tapete vermelho e nem durante os aplausos ao filme.
Durante a coletiva, Olivia Wilde desmentiu os boatos sobre elas estarem brigadas — rumores que aumentaram quando ela chamou Florence de Miss Flo no vídeo, soando como ironia para os fãs da atriz.
Eu não posso dizer o quanto estou honrada por tê-la como nossa líder”, respondeu Wilde. “Ela está incrível no filme. Quanto a todas as fofocas intermináveis dos tabloides e todo o barulho lá fora, quero dizer, a internet se alimenta sozinha. Não sinto necessidade de contribuir, acho que está suficientemente bem nutrido.
Outro repórter perguntou sobre Shia Labeouf e foi interrompido pelo moderador da coletiva de imprensa, gerando alguns constrangedores segundos de silêncio. No tapete vermelho, Florence Pugh foi questionada sobre o que achou inspirador no filme e deu a seguinte resposta: “Acho muito inspirador ver uma mulher reagir e dizer ‘não’ e questionar tudo. É muito emocionante ver uma mulher fazer isso dentro e fora das câmeras.”
Além disso, interações entre Harry Styles e Chris Pine viralizaram. Isso porque o ator de Mulher-Maravilha parecia entediado ouvindo o cantor falar sobre seu papel e, depois, na sessão do filme, surgiu um vídeo em que Styles supostamente cuspiu em Pine.
Em uma declaração exclusiva para a revista People, um representante de Chris Pine disse que não existe briga entre ele e Harry Styles e que o cantor não cuspiu nele. “Esta é uma história ridícula — uma fabricação completa e o resultado de uma estranha ilusão online que é claramente enganadora e permite especulações tolas.”
Só para deixar claro, Harry Styles não cuspiu em Chris Pine. Não há nada além de respeito entre esses dois homens e qualquer sugestão do contrário é uma tentativa descarada de criar um drama que simplesmente não existe.