Sophia @princesinhamt
Cinema

Musical Hamilton ganha versão cristã não autorizada e criador processa igreja

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma igreja localizada no Texas, nos Estados Unidos, criou uma versão cristã do musical de sucesso Hamilton, que foi transmitida ao vivo e não agradou a todos, como o criador da peça original. Lin-Manuel Miranda  compartilhou uma breve declaração nesta quarta-feira (10) com relação à produção feita pela Door Christian Fellowship Ministries, na qual apresentaram alterações não autorizadas no roteiro e declarações feitas pelo pastor da igreja em um sermão pós-show. Segundo a NBC Out, o vídeo já foi removido.

“Grato a todos vocês que entraram em contato com relação a essa produção ilegal e não autorizada. Agora, os advogados vão fazer o trabalho deles. E estou sempre grato ao Dramatists Guild, que tem a sua equipe de escritores sempre prontos, seja na primeira ou na quinquagésima peça”, disse Miranda em um tweet, respondendo sobre a declaração do Dramatists sobre o material protegido por direitos autorais usado pela igreja.

A declaração da organização não apenas condenou a reprodução do musical premiado sem licença autorizada, mas também a decisão de fazê-lo com letras alteradas e com textos adicionados sem autorização. “Nós defendemos a violação descarada da Door McAllen Church para esclarecer o padrão problemático de algumas organizações teatrais que realizam trabalhos de autores sem licença e reescrevem o texto sem consentimento autoral. Nenhuma organização, profissional, amadora ou religiosa, está isenta dessas leis”, diz o comunicado.

2025 word1
Divulgação/Disney+
Com roteiro de Lin-Manuel Miranda, Hamilton é um musical que conta a história da América por vozes americanas. Disponível no Disney+.

A igreja McAllen apresentou o musical duas vezes – nos dias 05 e 06 de agosto – sendo a primeira transmitida ao vivo que, logo em seguida, foi denunciada. De acordo com o The Dallas Morning News, foi orientado de que nenhuma foto ou vídeo fossem feitas e postadas nas mídias, o que fez o local interromper a produção.

Alguns clipes da performance da versão cristã mostram os personagens fazendo referências à confissão e o arrependimento ao ‘Senhor e salvador’, enquanto o sermão realizado após a apresentação sugeria que ser gay é um pecado e algo com o qual o indivíduo pode “lutar” contra, como a dependência química, casamentos em crise e problemas financeiros. Infelizmente essas cenas foram compartilhadas por contas verificadas no Twitter.

Em uma declaração ao jornal de Dallas, o pastor da igreja, Roman Gutierrez, disse que “todos são sempre bem-vindos” e que a igreja não é anti-LGBTQIA+. De acordo com o veículo, Gutierrez disse que a produção da igreja obteve permissão legal de membros da equipe de Hamilton.

Em um comunicado fornecido ao Morning News e ao The Washington Post, Shane Marshall Brown, um dos representantes do musical, disse que o show “desconhecia essa encenação não autorizada de Hamilton” e que o musical “não concede licenças amadoras ou profissionais para nenhuma produção de palco e não concedeu uma à The Door Church”. A produção também emitiu uma carta de cessação e desistência pelo uso não autorizado da propriedade intelectual do musical no último fim de semana.

Um dos musicais mais exaltados da atualidade, Hamilton já ganhou 11 Tony Awards e um Grammy. A peça conta a história de um dos fundadores dos Estados Unidos, Alexander Hamilton. Lin-Manuel Miranda disse que se inspirou para escrever o musical depois de ler a biografia escrita por Ron Chernow em 2004. As canções levam inspiração do hip hop, R&B, soul e pop.

Com sucesso do musical, Miranda se tornou um nome de peso em Hollywood fazendo canções para as animações Moana – Um Mar de Aventuras (2017) e Encanto (2020), além de dirigir o musical Tick, Tick…Boom!, estrelado por Andrew Garfield. Em 2023, seu trabalho será prestigiado novamente na live-action A Pequena Sereia, em que escreveu novas canções ao lado de Alan Menken.


Hamilton







Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.