Em 1993, Jurassic Park estreou nos cinemas do mundo inteiro. Ninguém poderia imaginar que o filme estrelado por Jeff Goldblum, Sam Neill e Laura Dern se tornaria uma referência no gênero da ficção científica – nem mesmo seu diretor, Steven Spielberg, que já havia comandado sucessos como Tubarão (1975), E.T. – O Extraterrestre (1982) e três filmes da franquia Indiana Jones. Fato é que a empreitada fez um sucesso estrondoso, ganhou uma sequência em 1997 e mais um terceiro longa em 2001.
Quase 30 anos se passaram, mas os fãs não se cansam de assistir a Jurassic Park – e volta e meia descobrem um detalhe curioso que passou batido pela maioria dos espectadores. É o caso de um usuário do Reddit que encontrou uma “intervenção humana” em uma das cenas mais tensas da obra.
Nela, os irmãos Lex (Ariana Richards) e Tim Murphy (Joseph Mazzello), netos do criador do parque, John Hammond (Richard Attenborough), estão fugindo dos velociraptors e se refugiam em uma cozinha. “Logo após o dinossauro abrir a porta, você vê a mão de alguém da produção empurrando o rabo dele”, explica o usuário.
Confira o momento abaixo:
De fato, no canto esquerdo inferior, aparece um antebraço ajudando a movimentar a criatura – um “descuido” da equipe de efeitos especiais que, felizmente, pouquíssimos notaram. É o que diz um dos comentários no post: “Eu vi esse filme tantas vezes na minha infância e continuo até hoje quando passa na TV. Nunca tinha reparado.”
Vale lembrar que a produção de Spielberg arrecadou mais de US$ 1 bilhão em bilheteria e recebeu três indicações ao Oscar de 1994: Melhor Som, Melhor Edição de Som (hoje incluída na anterior) e justamente Melhor Efeitos Especiais/Visuais. Ganhou nas três categorias.
Para os saudosistas, fica a dica: os dois primeiros filmes da trilogia Jurassic Park estão disponíveis no catálogo do Telecine/Globoplay, assim como Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros.