ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILER!
Falta apenas um episódio para o fim da 1ª temporada de House of the Dragon, e o cenário não é nada promissor para Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy). Com a morte de seu pai, o rei Viserys I (Paddy Considine), a rainha Alicent Hightower (Olivia Cooke) não esperou nem 24h para colocar seu primogênito Aegon II (Tom Glynn-Carney) no Trono de Ferro, após ter interpretado errado o último desejo do marido. Assim, em defesa de seu filho (e claro de sua Casa), Alicent rompe com a linha de sucessão estabelecida por Viserys.
Aegon II é, portanto, empossado no Grande Septo de Baelor, em uma cerimônia majestosa assistida por toda a população de Porto Real. No entanto, você reparou que a coroa entregue ao rapaz é de uma cor diferente daquela usada por Viserys? A de seu pai e antecessor é dourada, enquanto a sua é preta.
Embora o adereço não tenha sido fabricado especialmente para Aegon II, é a primeira vez que aparece em House of the Dragon. Também difere completamente do estilo da coroa anterior, sem a presença do brasão Targaryen e bem mais rústica. É feita de aço Valiriano e incrustada com rubis.
No livro “Fogo & Sangue”(2018), de George R.R. Martin, ela foi carregada originalmente por Aegon, o Conquistador, depois concedido a Aenys I Targaryen e posteriormente utilizada por Maegor, o Cruel. Este último ficou famoso por ordenar a construção da Fortaleza Vermelha e depois assassinar todos os que nela trabalhavam.
Foi somente mais tarde que o Alto Septão criou uma coroa dourada para o rei Aenys em seu governo, mas Maegor I optou por permanecer com a preta devido ao ódio que sentia pela Fé dos Sete. Seu sucessor, Jaehaerys I Targaryen, de quem Viserys herdou o trono, assumiu a coroa dourada, característica dos governantes pacíficos – como o pai de Rhaenyra.
Podemos entender o novo adereço como um símbolo perigoso que diz muito sobre quem o carrega. Os reinados de seus donos foram marcados por crueldade e ambição. Em breve será a vez de Aegon II, que dará início a uma guerra civil contra a própria irmã, mais conhecida como “A Dança dos Dragões”.
Até agora, Rhaenyra e Daemon Targaryen (Matt Smith) estão em Pedra do Dragão e não sabem do falecimento de Viserys, tampouco da passagem de poder orquestrada por Alicent.
Não perca então o season finale de House of the Dragon neste domingo, 23 de outubro, às 22h. A estreia acontece tanto no catálogo da HBO Max quanto no canal da HBO.