O Disney+ é a plataforma perfeita para expandir os horizontes do estúdio a partir de filmes e séries que fogem dos padrões da empresa. Anunciado há quase quatro anos, Iwájú é uma dessas produções que apresenta uma narrativa inovadora a partir de uma nova perspectiva.
Depois de anos de produção, a série animada dividida em seis partes ganhou uma previsão de estreia e mais detalhes. Trata-se de um projeto que apresenta uma estética baseada na cultura pan-africana, principalmente com elementos de Lagos, Nigéria.
Uma das séries mais icônicas da Disney vai retornar com elenco original
A trama deve acompanhar Tola, uma jovem de uma ilha rica, e seu melhor amigo, Kole, um especialista em tecnologia autodidata, enquanto descobrem os segredos e perigos escondidos em seus diferentes mundos.
“Elaborar a narrativa de Iwájú tem sido uma jornada de alquimia criativa, combinando a rica tapeçaria cultural de Lagos com saltos imaginativos para o futuro. Colaborar com meus co-fundadores Kugali e os artistas visionários do Walt Disney Animation Studios não foi nada curto de magia”, compartilhou o diretor Olufikayo Ziki Adeola em comunicado. “A pulsação da minha cidade natal ressoa em cada cena e estou emocionado que o mundo experimente esta fusão única de tradição e futurismo.”
Depois de Kizazi Moto: Geração Fogo, essa é a segunda produção da Disney que chega como fruto de uma parceria entre o estúdio e ilustradores africanos. Apesar de ter um formato diferente, como antologia, e apresentar narrativas de outros pontos do continente, ambas mostram perspectivas afrofuturistas que fogem do imaginário comum.
A estreia de Iwájú acontece em 28 de fevereiro no Disney+ junto de uma série documental sobre os fundadores da empresa de entretenimento pan-africana Kugali.
Fonte: adorocinema