Rock In Rio: A História é a nova série documental do Globoplay e conta a trajetória do festival que nasceu em 1985, criado por Roberto Medina. Lançado um mês antes da nona edição do evento, o documentário revela histórias de bastidores e depoimentos de grandes artistas que pisaram no cobiçado palco, como Freddie Mercury, Cazuza, Ivete Sangalo, Ney Matogrosso e Pabllo Vittar.
Realizada em parceria com o Multishow, a Conspiração e o próprio Rock in Rio, a produção mostra a origem e a evolução do festival, mas a partir da visão daqueles que compareceram e que tiveram a vida marcada por ele. São cinco episódios de 30 minutos, em que artistas, organizadores e frequentadores relembram os bastidores, os sucessos e os fracassos da Cidade do Rock.
O AdoroCinema participou da sessão especial promovida pelo Globoplay, no Kinoplex Leblon, em que foram exibidos três episódios da série. Para deixar um gostinho do que assistimos, aqui estão algumas curiosidades sobre o Rock In Rio reveladas no documentário!
Freddie Mercury queria que o Rock In Rio se tornasse o maior festival de música do mundo e fez o possível para ajudar a eternizar o nome do evento. O vocalista do Queen foi um dos primeiros artistas internacionais a aceitar a proposta, embora o mercado externo tenha duvidado do sucesso deste projeto.
Além disso, o cantor também colaborou com a estrutura do show, emprestando suas luzes e equipamentos para compor o palco de outros cantores que se apresentariam no mesmo dia que ele.
O primeiro Rock In Rio aconteceu quando o Brasil foi redemocratizado. Após 21 anos de ditadura militar, o festival foi palco de esperança para a população que voltaria a decidir democraticamente quem seria o presidente do país.
As pessoas no festival seguravam a bandeira do Brasil como lembrete desse momento histórico, mostrando a importância daquele ano também para os artistas internacionais. A primeira edição do Rock In Rio começou em 11 de janeiro de 1985 e, no dia 15, Tancredo Neves se tornou presidente por votação popular.
Frank Sinatra ajudou Roberto Medina a espalhar o nome do Rock In Rio pelas mídias internacionais. O criador do festival ainda não tinha projeção o suficiente para que os veículos de imprensa levassem o evento em consideração. Foi quando pediu ajuda ao artista americano, que realizou uma coletiva de imprensa com mais de 100 jornalistas e fez com que a primeira edição fosse amplamente divulgada.
O restante você pode conferir na série do Globoplay, disponível em cinco episódios de 30 minutos.