Realizado pelo Ministério da Cultura, pela Embaixada da Itália e pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, o Festival teve início em 2005, quando foi idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini, primeiramente, como a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo.
O evento chega a 19ª edição no Brasil com programação híbrida por meio de uma plataforma de streaming exclusiva para o Brasil, e presencialmente em várias cidades brasileiras, incluindo Cuiabá. Em 3 e 5 de dezembro, os filmes serão exibidos às 16h, já entre 2 a 6 de dezembro, haverão sessões noturnas, às 19h.
Dos sete filmes exibidos, quatro são inéditos no Brasil e três serão reexibidos. A curadoria local foi realizada pelo Cineclube Coxiponés. Segundo a professora Letícia Capanema, supervisora do Cineclube da UFMT, “a seleção destaca produções inesquecíveis de Vittorio De Sica, Roberto Benigni e Federico Fellini. Também serão exibidos filmes inéditos, dirigidos por talentosos diretores contemporâneos com obras do drama à comédia, como Matteo Garrone, Giovanni Veronesi, Fabio Mollo e Solange Tonnini. Uma ótima oportunidade para conhecer a rica filmografia italiana de ontem e de hoje”.
A abertura do Festival de Cinema Italiano em Cuiabá será na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, às 19h, no Auditório M do Instituto de Linguagens da UFMT, com a presença da supervisora do Cineclube, Letícia Capanema, a coordenadora do Programa de Línguas do Instituto de Linguagens, Suze Oliveira, a vice-consulesa da Itália em Cuiabá-MT, Marli T. Deon Sette, e outras autoridades locais. A
s demais sessões, de 3 a 6 de dezembro, serão realizadas na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés, no Centro Cultural da UFMT. De acordo com a professora Suze Oliveira “o Festival é um momento ímpar de encontro entre os alunos dos cursos de italiano, de pensar e aprender a língua e aspectos da cultura italiana de um modo diferente…por meio de filmes. E, mais, o Festival propicia à comunidade externa o contato com a riqueza cultural dos italianos nos espaços da universidade.”
O Festival de Cinema Italiano em Cuiabá compõe a programação comemorativa dos 54 anos da UFMT. As sessões são gratuitas, com entrada condicionada à lotação das salas.
02/12 (segunda-feira) – Auditório M do Instituto de Linguagens da UFMT
19h: IO CAPITANO (EU, CAPITÃO)
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo
Ano: 2023
Duração: 121 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Sinopse: O filme conta a jornada de aventura de dois jovens, Seydou e Moussa, que saem de Dakar para chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea através dos perigos do deserto, dos horrores dos centros de detenção na Líbia e dos perigos do mar.
03/12 (terça-feira) – Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés
16h: LO SCEICCO BIANCO (ABISMO DE UM SONHO)
Direção: Federico Fellini
Elenco: Giulietta Masina, Alberto Sordi, Brunella Bovo
Ano: 1952
Duração: 1h 26min
Gênero: Comédia / Drama / Romance
Classificação: 16 anos
Sinopse: Um casal de recém-casados, Ivan e Wanda, chega a Roma em lua de mel, vindo do interior. Ele quer causar uma boa impressão nos parentes romanos, que têm conexões até no Vaticano, enquanto ela deseja encontrar o intérprete de seu foto romance favorito, “O Sheik Branco”. Ao deixar o hotel para tentar entregar-lhe um retrato, ela acaba descobrindo a mediocridade dele, enquanto o marido se esforça para esconder dos parentes o desaparecimento dela.
19h: E SE MIO PADRE (E SE O MEU PAI)
Direção: Solange Tonnini
Elenco: Massimo Ghini, Claudia Gerini, Margherita Pantaleo
Ano: 2024
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: 16 anos
Sinopse: Em meados dos anos 80, Aida, uma menina de 12 anos, desconfia das misteriosas ausências do pai, Adriano, e de seu trabalho em uma empresa de importação e exportação. Quando conhece Daniel, um colega de classe interessado em fotografia, ela decide investigar o enigma envolvendo seu pai. Juntos, eles se tornam detetives amadores e descobrem uma teia complexa que conecta Adriano a eventos criminosos e políticos da Itália das décadas de 70 e 80. À medida que exploram possíveis identidades de Adriano – desde um terrorista até um espião – a verdade sobre seu passado finalmente vem à tona, revelando segredos familiares e um passado turbulento.
04/12 (quarta) – Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés
19h: NATA PER TE (NASCIDA PARA VOCÊ)
Direção: Fabio Mollo
Elenco: Pierluigi Gigante, Teresa Saponangelo, Barbora Bobulova, Alessandro Piavani
Ano: 2023
Duração: 113 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Sinopse: “Nascida Para Você” é a história de Luca (Pierluigi Gigante) e Alba: um homem e uma menina que precisam desesperadamente um do outro, mesmo que o mundo ao seu redor ainda não esteja pronto para aceitá-los juntos. O tribunal de Nápoles está à procura de uma família para Alba, uma recém-nascida com síndrome de Down, abandonada no hospital. Luca, solteiro, homossexual e católico, sempre teve um forte desejo de paternidade e luta para obter a guarda de Alba. Quantas famílias “tradicionais” devem recusar antes que Luca possa ser considerado? Pode uma menina rejeitada pelo mundo se tornar a recompensa de uma vida?
05/12 (quinta) – Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés
16h: L’ORO DI NAPOLI (O OURO DE NÁPOLES)
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Totò, Sophia Loren, Lianella Carell
Ano: 1954
Duração: 2h 18min
Gênero: Comédia / Drama
Classificação: 16 anos
Sinopse: Nesta antologia de histórias ambientadas em Nápoles, maridos e esposas navegam pela fidelidade, traição, uma variedade de vícios e a grande guerra dos sexos. Sophia Loren, aos 20 anos, interpreta a esposa calorosa do pizzaiolo local.
19h: IL PICCOLO DIAVOLO (O PEQUENO DIABO)
Direção: Roberto Benigni
Elenco: Roberto Benigni, Walter Matthau, Stefania Sandrelli, Nicoletta Braschi
Ano: 1988
Duração: 1h 41min
Gênero: Comédia / Fantasia / Romance
Classificação: 16 anos
Sinopse: Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos “ares”, o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retornar para “casa” e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador passa a armar as maiores confusões, já que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.
06/12 (sexta) – Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés
19h: ROMEO È GIULIETTA (ROMEU É JULIETA)
Direção: Giovanni Veronesi
Elenco: Sergio Castellitto, Pilar Fogliati, Geppy Cucciari, Domenico Diele, Margherita Buy, Alessandro Haber
Ano: 2024
Duração: 102 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: 16 anos
Sinopse: O renomado diretor teatral Federico Landi Porrini (Sergio Castellitto) busca os atores perfeitos para sua produção de “Romeo e Giulietta”. Vittoria (Pilar Fogliati), uma jovem atriz, é rejeitada devido a seu passado, mas com a ajuda de sua amiga maquiadora (Geppy Cucciari), ela assume uma identidade masculina como Otto Novembre e consegue o papel de Romeo. Interpretar um homem revela-se um desafio tanto no palco quanto fora dele, especialmente quando seu namorado (Domenico Diele) é escolhido como Mercúcio. A experiência leva Vittoria a descobrir muito sobre si mesma e sobre os outros.
Serviço
Festival de Cinema Italiano em Cuiabá
Data: 02 a 06 de dezembro
Horário: sessões às 16h e às 19h
Locais: dia 02/12, 19h: abertura no Auditório M do Instituto de Linguagens
dias 03 e 05/12: 16h na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés
de 03 a 06/12: 19h na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés
Entrada gratuita.
Site do Festival: www.festivalcinemaitaliano.com
Fonte: Olhar Direto