Em 1960, chegou às telonas com , , , e . O filme traça a corrida dos pioneiros americanos para Oklahoma, quando o território foi oficialmente aberto à colonização.
O remake de um filme de prestígio
O western é uma adaptação do romance de Edna Ferber e já havia sido . E você verá que Cimarron pode muito bem ser o remake de , mas foi ele próprio um fracasso amargo.
O filme original ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1931, tornando-se o primeiro longa-metragem do gênero a ganhar o prêmio. Essa versão e seu sucesso de crítica não foi suficiente para impedir que o estúdio perdesse dinheiro. O filme, porém, tornou-se lucrativo graças ao seu relançamento em 1935.
A versão de 1960 foi confiada a , diretor de , que aceitou porque o filme lhe deu a oportunidade, com os grandes recursos da MGM, de rodar em locações reais. Mas durante as filmagens, o produtor foi intransigente: seria preciso filmar mais em estúdios, o que Mann recusou categoricamente.
Por fim, o diretor saiu do projeto antes do final das filmagens e o diretor foi chamado para terminar o filme – seguindo a vontade do produtor.
Um triste fracasso
Apesar de que exigiu 1000 figurantes, a lentidão e a multiplicação de cenas de discussão entre os protagonistas prejudicam o filme, que acabou perdendo milhões de dólares na época.
Um fracasso total que prejudicou a carreira de Glenn Ford, que a partir de 1964 atuou em filmes menores, com estúdios relutando em confiar-lhe a liderança em produções de grande orçamento. Diretores com nomes de prestígio dificilmente o invocaram no passado – exceto .
Quanto a Anthony Mann, ele filmaria uma versão de com e que mostrou que, apesar do fracasso, ele estava longe de ter perdido o jeito.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema