Em 1979, um grupo entusiasmado de estudantes de cinema moldou o que, sem saber, aconteceria na história cinematográfica. Dan O’Bannon escreveu o roteiro de “um filme assustador em um navio com um pequeno grupo de astronautas”, como ele o descreveu, e acrescentou um alienígena que mudaria tudo.
Ridley Scott, que só havia dirigido Os Duelistas na época, estava interessa em dirigi-lo e, embora não fosse sua ideia original, seu envolvimento no projeto e nos esboços que projetou fizeram com que a 20th Century Fox dobrasse o orçamento e o visse como um de seus potenciais sucessos. E eles não estavam errados!
Scott, com o roteiro de O’Bannon, dirigiu Alien, o 8º Passageiro, uma jóia absoluta da sétima arte e, especialmente, do gênero de ficção científica e terror. Mais de 40 anos após seu lançamento, Alien não é mais apenas um filme imperdível, mas se tornou uma das melhores franquias do cinema. Com o sucesso absoluto da saga, Ridley Scott não ficou apenas nas sequências. Desejava ir mais longe:
“Acho que seria ótimo voltar, porque me fiz essa pergunta muitas vezes: ‘De onde veio o Alien?’ As pessoas realmente querem saber de uma maneira muito visceral”, disse Sigourney Weaver em uma entrevista promocional na época.
O mesmo pensamento que a atriz expressou assombrou a cabeça de Scott, que também queria chegar ao fundo do assunto. E assim, veio Prometheus, uma digna herdeira de Alien, que começou sua própria trilogia.
Scott explora aqui o dilema entre criador e criação com um design de produção muito interessante. As tempestades de areia ou as cavernas nas montanhas são uma vantagem nesta história que causa momentos de puro terror — e aqui podemos colocar aquela cena estrelada por Noomi Rapace, em que ela tem que tirar um desses seres de seu próprio estômago.
O FIM PREMATURO DE UMA FRANQUIA: HAVERÁ MAIS FILMES ALIEN?
Alien: Covenant, veio depois, embora mais imperfeito do que seu antecessor. Porém, ainda oferece uma história muito divertida, mas parece que não ter sido sólida o suficiente para manter a franquia. Seus recibos de bilheteria foram um pouco mais baixos do que o esperado e é possível que a 20th Century Fox tenha preferido esperar um pouco antes de lançar a terceira parcela.
Os planos, pelo menos, estavam lá. Ridley Scott queria fazer duas sequências de Prometheus que acabariam diretamente ligadas a Alien. “Talvez haja até um quarto filme antes de chegarmos à franquia Alien”, disse o diretor em uma entrevista à FilmFutter.
Na época, ele estava falando mais de entusiasmo do que praticidade, porque, na realidade, parece que a franquia terminou antes do seu tempo. Na última década, tudo foi dito sobre o futuro da saga. Sempre houve um desejo de fazer mais histórias alienígenas, mas houve muitas brigas.
Houve até uma tentativa de desenvolver um roteiro para uma terceira parcela, mas a baixa bilheteria do Covenant colocou um fim no projeto. Em setembro de 2020, falou-se de uma possível nova sequência e agora, em 2022, o futuro é incerto. Claro, Ridley Scott ainda é o guardião de uma das melhores sagas de ficção científica que existem.
Fonte: adorocinema.com