Após a revelação do astro Ncuti Gatwa para o papel de Doctor Who, está confirmado que o personagem terá a primeira versão negra e gay na décima quarta encarnação da figura. O personagem que havia sido interpretado por homens brancos, teve em sua décima primeira temporada, a atriz Jodie Whittaker anunciada.
Já para a nova versão, a figura será interpretada pelo querido ator de Sex Education, onde conquistou o público com seu personagem Eric. Além de muito carismático, Gatwa tem um talento para as telinhas e causou grande repercussão nas redes sociais quando foi anunciado em um tweet em maio deste ano. O anúncio dos novos atores para o papel tornou-se um evento e mostra o primeiro passo da ficção-científica em explorar mais suas possibilidades.
Em entrevista à Variety, o ator Neil Patrick Harris confirmou que Gatwa será o primeiro Doctor Who gay da BBC e que a série será iniciada na década de 60. “Eu conheci e interagi um pouco com ele e ele é glorioso. Ele será o primeiro Doutor gay, o que vai ser super legal, além de um Doutor mais sexy.”, revelou o ator. Harris foi escalado para a nova temporada de 2023, que celebra os 60 anos de Doctor Who mas não foram revelados detalhes do seu personagem.
A próxima temporada está em andamento e contará com Russell T. Davies como showrunner e não há previsão ainda de retorno da série às telinhas. Mesmo com a produção da BBC, o ator Ncuti Gatwa não deixará a próxima temporada de Sex Education, após tantos nomes encerrando sua participação na série.