Sophia @princesinhamt
Cinema

Disney processada em 10 bilhões de dólares por suposto plágio em Moana: Entenda as acusações e as repercussões

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O animador Buck Woodall está processando a Disney por supostamente copiar a ideia de seu roteiro de décadas atrás, resultando no enredo de .

Na última sexta-feira (10), o artista entrou com uma ação em um tribunal federal da Califórnia, afirmando que a Disney plagiou muitos elementos do texto de seu filme de animação, intitulado Bucky.

Lançado em 2016, o filme da Disney gira em torno de Moana Waialiki, uma corajosa jovem, filha única do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores.

Quando os pescadores de sua ilha não conseguem pescar nenhum peixe e as colheitas falham, ela descobre que o semideus Maui causou a praga ao roubar o coração da deusa Te Fiti. Entusiasta das viagens marítimas, a jovem se vê querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a comunidade, mesmo que a família queira proteger Moana a qualquer custo.

Woodall tentou processar a Disney no ano passado, mas o tribunal rejeitou o pedido, alegando que a denúncia tinha chegado tarde demais. Porém, graças ao lançamento de , o artista pôde retomar à ação judicial, sob a mesma base.

O processo alega que uma “empresa fraudulenta que englobou o roubo, apropriação indébita e exploração extensiva de materiais protegidos por direitos autorais de Woodall” por parte da ex-diretora de desenvolvimento da Mandeville Films, Jenny Marchick, agora chefe de desenvolvimento da DreamWorks Animation.

Segundo o acusador, ele deu à Jenny Marchick um roteiro e um trailer de Bucky em 2003 e depois foi solicitado a fornecer mais materiais nos anos seguintes, incluindo designs de personagens, planos de produção, orçamentos e storyboards. Woodall alega que entregou “quantidades extremamente grandes de propriedade intelectual e segredos comerciais” para projetos intitulados Bucky e a possível sequência Bucky the Wave Warrior, que receberam aprovação de Marchick para serem produzidos.

Nem Divertida Mente 2, nem Moana 2: Animação favorita do público em 2024 chegou discretamente no streaming e conquistou todo mundo

“Moana da Disney foi produzido após a entrega de Woodall aos réus de praticamente todas as partes constituintes necessárias para seu desenvolvimento e produção após mais de 17 anos de inspiração e trabalho em seu projeto de filme de animação”, afirma o processo.

Ele também aponta supostas sobreposições entre Bucky e Moana 2, já que ambos são ambientados em uma antiga vila polinésia e acompanham adolescentes que partem em uma viagem perigosa para salvar suas terras e encontram espíritos ancestrais que se manifestam como animais em sua jornada.

O processo aponta especificamente detalhes como os companheiros galo e porco, um encontro com a tribo guerreira Kakamora, um redemoinho que leva a um portal, tudo sendo retirado do roteiro de Bucky, material que, segundo Woodall, recebeu proteção de direitos autorais em 2004.

“Há muito amor por Moana por aí”: Qual é o futuro da popular personagem da Disney?

Agora, o artista deseja receber uma indenização no valor de 2,5% da receita bruta de Moana nas bilheterias, o equivalente a 10 bilhões de dólares. Ao jornal The Independent, a Disney e a Universal Pictures, dona da DreamWorks Animation, negaram as acusações.

“Moana não foi inspirado ou baseado, de forma alguma, em [Woodall] ou em seu projeto Bucky, do qual fiquei sabendo pela primeira vez depois que esse processo foi aberto”, disse o diretor Ron Clements em uma declaração judicial.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.