Os filmes de sempre têm uma qualidade enigmática – e não é diferente. A animação vencedora do Oscar é um dos filmes mais fascinantes do Studio Ghibli e deu origem a muitas teorias ao longo das décadas, especialmente sobre seu final e o mundo que a protagonista deixa para trás.
Fato ou ficção?
O final de A Viagem de Chihiro tem levantado questões há anos, especialmente sobre se muito tempo se passou desde que Chihiro e seus pais passaram por aquele túnel para o mundo espiritual, se eles realmente conseguiram retornar ou se tudo aconteceu somente na imaginação da protagonista.
Miyazaki, na verdade, explicou sua própria visão anos atrás em uma entrevista à revista Turning Point, desfazendo a teoria de que toda a aventura de Chihiro era apenas um sonho. E, embora não tenha se aprofundado muito em alguns aspectos, ele confirma que queria que sua jornada parecesse real e que Chihiro tivesse uma grande evolução graças às suas experiências no outro mundo.
“Não tenho tanta certeza. O que posso dizer é que eu não queria que o ‘outro mundo’ fosse inteiramente um sonho. É por isso que, na última cena, depois que Chihiro retorna ao mundo real, você vê que há folhas cobrindo o carro”, disse Miyazaki. “E também, mesmo que Chihiro nem perceba, decidimos deixar para ela o elástico que Zeniba lhe dá. Portanto, é algo que supostamente aconteceu de verdade. Caso contrário, seria tudo muito triste, certo?”
“Na verdade, é uma história muito triste. Especialmente o final, você não acha? Afinal de contas, quando Chihiro finalmente foi aceita por todas as pessoas que conheceu no outro mundo, ela teve que deixá-lo”, continuou o diretor. “Se ela tivesse ficado mais tempo, poderia ter conhecido um pouco melhor os homens-rã e as mulheres-lesma. Ela teria percebido que existem todos os tipos de pessoas no mundo, incluindo pessoas boas e idiotas estúpidos. Mas ele tem que deixar tudo isso para trás. É muito triste. Até eu, que fiz o filme, fiquei triste.”
Em relação à questão se Chihiro se lembra de tudo o que aconteceu durante sua aventura sobrenatural, Miyazaki também foi um pouco evasivo, respondendo que nem todos se lembram de tudo o que fizeram na vida. Embora ele tenha deixado claro que a memória sempre permanece com as pessoas, mesmo que não consigam se lembrar completamente de tudo o que aconteceu com elas no passado.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema