Em 2019, o diretor francês lançou o suspense de ação (do qual também é roteirista), que atraiu 1,5 milhão de espectadores aos cinemas. Estrelado por , , , e , o filme nos leva ao mundo exclusivo dos submarinistas.
O herói, interpretado por François Civil (), chama-se Chanteraide. Ele tem o raro dom de identificar todos os sons que ouve. A bordo de um submarino nuclear francês, tudo depende dele, o “ouvido de ouro”. Supostamente infalível, ele comete um erro gravíssimo que coloca a tripulação em um perigo mortal.
Um filme bastante intenso
Há seis anos, Alerta Lobo deixou sua marca no cinema devido ao seu elevado realismo e direção tensa. Se o filme parece tão autêntico, isso se deve em parte ao diretor responsável por ele. Ex-diplomata do governo de Dominique De Villepin, Baudry conhece a fundo o funcionamento da política e das forças armadas.
Apaixonado por cinema, ele procurou o produtor para sugerir a história: “Eu disse a ele o que queria fazer. Descrevi as imagens, a história, os personagens e os sons. Ele ouviu atentamente, sem dizer uma palavra. Foi um momento muito poderoso. No final, ele estreitou os olhos e eu pude vê-lo pensando. Então ele me pediu para escrever o roteiro”.
Para se preparar para as filmagens, Baudry passou várias semanas submerso, a bordo dos dois tipos de submarinos franceses (os Submarinos de Ataque Nuclear, SNA, e os Lançadores de Motores Nucleares, SSBN). Ele observou tudo o que acontecia, desde a sala da caldeira nuclear até a sala de controle.
Quanto a François Civil, Omar Sy (), Mathieu Kassovitz () e Reda Kateb (), cada um deles passou um dia inteiro embaixo d’água, na profundidade máxima que um submarino pode atingir. Assim, mergulharam na linguagem e nos gestos dos submarinistas.
Alerta Lobo está disponível na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema