É impressionante como os e mudam tanto que, muitas vezes, nem os reconhecemos mais. Aqueles rostinhos familiares de novelas e filmes da infância ganham novos traços, vozes mais graves .
é um exemplo perfeito dessa transformação. Ele estreou na TV ainda criança, no programa Gente Inocente, da TV Globo, apresentado por . Aos 10 anos, entrou para o elenco de , sucesso infantojuvenil da Band, exibido entre 2005 e 2006. Na trama, interpretou o pequeno Joca, um dos irmãos órfãos da família Fritzenwalden, que ficavam sob os cuidados da protagonista Maria Flor ().
Hoje, aos 29 anos, João Vithor vem surpreendendo os fãs com uma aparência completamente diferente. Muita gente leva um susto quando descobre que o Mauro de é o mesmo garotinho que fez sua primeira novela há quase 20 anos! Você já tinha reparado?
Na novela das seis, Mauro é o desenhista responsável pela arte-final dos projetos na agência Hi-Fi Propaganda e grande amigo de Ronaldo (). Nas últimas semanas, o personagem ganhou destaque ao iniciar um relacionamento com Celeste (), irmã do amigo e filha do patrão. Para isso, ele fingiu ser Genoca, o rapaz com quem a moça se correspondia por cartas, sem que ela soubesse sua real identidade.
A partir desse ponto, Mauro mostrou sua verdadeira face e passou a ser um dos personagens mais odiados pelo público. Suas atitudes machistas e o comportamento manipulador em relação a Celeste geraram indignação, tornando-o alvo de diversas discussões nas redes sociais.
“De todas as ultimas novelas da 18h, nenhum personagem chegou ao nível de ser ASQUEROSO como o Mauro”, desabafou uma usuária do X/Twitter. “E eis a melhor trama da novela, porque a gente sente genuína raiva do Mauro, ou seja, está dando certo”, disse outro perfil.
Desde que o namoro com Celeste começou, o mau caráter já censurou as roupas da menina, a fez desistir de um sorvete para não engordar e até forçou beijos, mesmo após ela expressar que não queria, largando-a sozinha na rua. Esse último acontecimento parece ter sido a gota d’água, mas, ao que tudo indica, o vilão não vai desistir de Celeste tão cedo…
Quase 20 anos de carreira na teledramaturgia
Após o término de Floribella, em 2006, João Vithor Oliveira deu continuidade à sua carreira com papéis em duas novelas da Record TV: (2007) e (2008). Em 2009, ele migrou para a teledramaturgia da TV Globo, integrando o elenco da 17ª temporada de , intitulada , onde interpretou o esperto Jonas.
Nos anos seguintes, acumulou participações especiais em produções de destaque, como (2011), (2013) (2016) e (2009). Também esteve no elenco fixo de (2014), como o fofoqueiro Serginho, e fez uma participação-relâmpago na primeira fase de (2015).
Aos 22 anos, conquistou um papel de destaque em (2018). Na trama medieval, ele interpretou Saulo, um jovem destemido que vivia uma relação de amor e ódio com Selena () e acabou sendo o pivô da separação dela com Ulisses (Giovanni Di Lorenzo). Para a novela, ele precisou aprender a andar a cavalo e a manusear arco e flecha.
Antes de brilhar em Garota do Momento, João Vithor também participou de algumas séries para o streaming, do filme de terror (2023) e de peças de teatro – uma paixão que, aliás, está em seu DNA. O ator é filho da diretora de teatro Bia Oliveira e sobrinho-neto do saudoso dramaturgo de cinema e teatro, ator e diretor .
Fonte: adorocinema