Um drama comovente que relata uma das prisões mais injustas ocorridas nos Estados Unidos, levando um grupo de jovens americanos a perder os melhores anos de suas vidas por ficarem presos em um turbilhão judicial e penitenciário. Também, uma das melhores séries que a Netflix já produziu em sua história. Tudo isso resume .
Nos quatro episódios que compõem a minissérie, vemos a história real dos “Cinco do Central Park”, como foram chamados cinco adolescentes negros acusados de terem cometido um estupro brutal contra uma jovem no famoso parque de Nova York. Em cada episódio, é contada uma parte diferente do processo, desde sua detenção até sua libertação, passando pelo julgamento – literal e midiático – e por sua passagem na prisão.
Esta fabulosa minissérie foi criada, escrita e dirigida por , um dos grandes nomes do cinema norte-americano recente que foi premiada em Sundance como diretora e obteve uma indicação ao Oscar em 2014 por . Seu trabalho tem se caracterizado por seu interesse em refletir a luta e as dificuldades da população negra nos Estados Unidos, incluindo seus confrontos com o sistema penitenciário.
Seus melhores trabalhos vieram, precisamente, ao focar nas injustiças que o sistema judicial e o penitenciário têm historicamente cometido contra os afro-americanos. Além de Olhos que Condenam, ela realizou um fabuloso documentário, também da Netflix, chamado , onde mostra o círculo vicioso que se gerou no sistema que se tornou uma armadilha perfeita para os cidadãos negros.
A grande virtude de Olhos que Condenam é como ela expõe as falhas do sistema sem deixar de lado o drama vivido por esses jovens, assim como seu entorno. Não criminaliza a vítima do estupro, mas todos os envolvidos em colocar o foco nesses cinco garotos que não tiveram nada a ver: policiais, promotores, membros da imprensa… até o próprio Donald Trump faz uma aparição inesperada tentando pressionar para que esses rapazes fossem duramente encarcerados.
Cada episódio, com mais de uma hora de duração, resulta em uma experiência intensa e até dolorosa, por fazer você empatizar tão bem com essas vítimas de um sistema que os considerou culpados sem mais motivo que a cor de sua pele. Temos também a oportunidade de vê-los em sua fase adulta após todo esse inferno, mas os melhores momentos são quando a série se concentra em seus momentos como adolescentes, graças ao seu fabuloso elenco jovem, especialmente , que é uma verdadeira revelação.
Foi um dos maiores sucessos da plataforma em 2019 e aclamada pela crítica como uma das melhores ficções daquele ano. Mesmo assim, é possível que você ainda não tenha dado uma chance a Olhos que Condenam. Só podemos dizer que é uma obra realmente imprescindível e que não vai te deixar indiferente.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema