Em muitas pesquisas, (1958) surge como o melhor de todos os bons filmes. No entanto, também criou toda uma série de outras obras-primas importantes para a história do cinema – de (1943) a (1954) e (1954) a (1959) e, é claro, (1960).
Esses filmes e outros trabalhos do mestre do suspense aparecem em inúmeras listas dos melhores e sustentam sua reputação como um dos melhores diretores da história do cinema – mesmo mais de 40 anos após sua morte, em 1980. Assim como o perfeccionista e lenda do cinema , que muitas vezes mandou filmar cenas mais de 100 vezes (!) até que elas finalmente atendessem às suas expectativas, Hitchcock também usou métodos que deram muito o que falar…
Os atores não são gado, mas devem ser tratados como tal
“Os atores são gado” ainda é uma das declarações mais famosas do mestre britânico do suspense, que foi apresentada como fato em junho de 1972 no The Dick Cavett Show – embora Hitchcock nunca tenha dito isso. Pouco tempo depois, Hitchcock respondeu com uma declaração pública para esclarecer o assunto: “Eu nunca diria algo tão insensível e rude sobre atores. O que eu provavelmente disse foi que todos os atores deveriam ser tratados como gado. De uma forma agradável, é claro”, disse Hitchcock.
Resta saber o quanto isso pode ser mais agradável no final. No entanto, essas declarações deixam claro por que o cineasta sempre considerou a filmagem uma tarefa árdua. Suas principais prioridades sempre foram os preparativos, o roteiro, os cenários e tecnologia. Quando tudo estava pronto, finalmente começava a parte chata da realização de sua visão, como ele enfatizou várias vezes em diversos documentos. Afinal de contas, agora ele tinha que passar grande parte da responsabilidade para seus atores – mas, de preferência, o mínimo possível.
“A minha ideia de um bom ator ou atriz é alguém que não seja realmente bom em nada”, disse Hitchcock em 1967. As emoções ou o controle da voz viriam depois, mas o mais importante para ele em relação aos seus atores era a autoridade – a partir da qual surgiria o importantíssimo “timing” na frente da câmera. Certa vez, ele deixou claro para o que pensa sobre o método de atuação, que é simplesmente incompatível com sua preparação e planejamento meticulosos. “Isso não é atuar, é escrever.”
Embora sua reputação sempre o tenha precedido, muitos dos parceiros de filmagem de Hitchcock sempre falaram muito bem do diretor. E não é de se admirar, já que ele foi capaz de impulsionar grandes estrelas como , e , que sempre ficavam felizes em estar na frente da câmera para Hitchcock, para algumas de suas melhores realizações na carreira.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema