é uma das franquias mais importantes dos últimos anos e, possivelmente, uma das mais inesperadas. Quem imaginaria que um western protagonizado por iria ultrapassar fronteiras e se tornar uma ficção com múltiplos produtos derivados? Vem fazendo isso desde que estreou em 2018 e não parou de crescer desde então.
Além da ficção original, o criador também lançou várias séries derivadas. Temos as prequelas e , às quais previsivelmente se somarão outros spin-offs intitulados e – anunciados, mas não confirmados.
A saga dos Dutton não para de crescer tanto dentro quanto fora da tela pequena. Enquanto os lançamentos podem se orgulhar de ter uma boa recepção quase universal, parece que não está indo tão bem no terreno físico. Os fãs opinam que Sheridan exagerou um pouco com sua linha de produtos e a Paramount deveria tê-lo controlado mais.
Merchandising em excesso
O merchandising é uma parte fundamental de qualquer franquia. Não só porque os fãs estão desejosos de possuir objetos de seus personagens favoritos, mas porque é um investimento seguro por muito tempo. Como exemplo, . A maioria dos atores que participaram de Uma Nova Esperança (1977) recebeu um salário muito modesto. , por exemplo, assinou por 10 mil dólares – depois chegou a meio milhão em (1983). Mas o contrato da grande maioria incluía uma cláusula pela qual receberiam uma porcentagem da venda de merchandising.
Calcula-se que Star Wars pode ter gerado 27 bilhões de dólares em vendas de produtos. Imagine o que cada um de seus intérpretes pode ter recebido – exceto , que foi enganada e cedeu seus direitos. Em outras palavras, escolher bem sua linha de mercadorias é importante e parece que aí Sheridan falhou.
Segundo afirma o Fandomwire, o Reddit está cheio de reclamações de fãs de Yellowstone que não encontram sentido na forma como a série se tornou uma marca de estilo de vida. “A ideia de transformar Yellowstone em uma marca de estilo de vida faz muito sentido. O programa captura temas como independência, herança do Oeste e o charme da fronteira americana, tudo isso poderia se traduzir sem problemas em uma ampla gama de produtos coesos e de alta qualidade”, argumenta o usuário /ThatSFWESLwriter.
O problema foi a estratégia ou a falta dela. Como continua o referido usuário: “Não parece que houve qualquer estratégia para a comercialização. Em vez disso, parece que Taylor Sheridan simplesmente assinou acordos aleatórios com qualquer um que aparecesse com um cheque. O resultado? Uma miscelânea de produtos sem uma visão unificadora nem uma qualidade consistente”. Como afirma a License Global, a Paramount agora vende em categorias que vão desde louças e livros de receitas inspirados em Yellowstone até decoração de casa, alimentos e churrasqueiras.
Embora seja verdade que os produtos de Star Wars degeneraram a ponto de lançar um pirulito de Jar Jar Binks com uma língua removível, agora mesmo Yellowstone está estabelecendo as bases do que poderia ser um grande império e se sua carta de apresentação são uma série de produtos de baixa qualidade e pouco sentido, estarão sentenciando todos os ganhos futuros.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
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Fonte: adorocinema