Os fãs da Marvel estão acostumados com os efeitos especiais usados para criar todo o universo de super-heróis do Universo Cinematográfico Marvel. Mas, em muitos casos, o CGI é tão bem feito que o público nem mesmo percebe. Esse é o caso de uma cena onde foi recriado em computação gráfica – e você não percebeu.
Tudo começou quando Robert Downey Jr. sofreu uma lesão no tornozelo durante as filmagens de (2013). O ator ficaria afastado por seis semanas, então o estúdio decidiu recriá-lo virtualmente para que a produção não fosse interrompida.
Robert Downey Jr. quase deixou o Universo Cinematográfico Marvel em 2013
Desta forma, as filmagens de Homem de Ferro 3 continuaram e, para as cenas que precisavam de Tony Stark / Homem de Ferro, a equipe de produção criou basicamente um dublê digital do astro. “Conseguimos reconstruir [Robert Downey Jr.] como Tony Stark no set, com a ajuda de [um] dublê de corpo e as capturas faciais que coletamos depois”, explicou o supervisor de efeitos visuais Chris Townsend à CGSociety (via Screen Crush).
O mais curioso é que uma das cenas mais emocionantes do filme, logo no final quando Tony está em uma praia e joga seu reator no oceano, não teve a presença de Robert Downey Jr. Naturalmente, você deve estar se perguntando como eles fizeram isso…
Eles filmaram a cena com um dublê combinando com a altura e a forma física de Robert Downey Jr. Depois, o rosto na produção foi substituído por uma captura do rosto do ator. Esse combinação entre os dois cria a sensação de que ele estava no set, mas na verdade estava se recuperando de sua lesão. O resultado foi impressionante, não é mesmo?
Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts () dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim (), decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e colocando a vida de Pepper em risco. Para enfrentá-lo Stark precisará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar.
fonte: adorocinema