Jaula está fazendo sucesso no catálogo da Netflix, novo filme de terror e suspense que é uma daquelas histórias que prometem deixar o espectador sem ar. Essa produção espanhola é estrelada por Elena Anaya, atriz de Mulher-Maravilha e A Pele que Habito. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre Jaula na Netflix.
Qual é a história do filme Jaula na Netflix?
Na história de Jaula, Paula (Elena Anaya) e seu marido Simón (Pablo Molinero) estão voltando de um jantar quando de repente encontram uma jovem misteriosa (Eva Tennear) vagando pela estrada. Duas semanas depois, depois de ver que nenhuma pessoa a está procurando, os dois decidem deixá-la ficar em sua casa temporariamente, e assim dar uma reviravolta em sua vida familiar no processo. Mas não será tão fácil, pois a menina vive obcecada com a fantasia de que um monstro sairá e a punirá se ela sair de um quadrado de giz pintado no chão. Após o forte vínculo criado entre as duas, Paula segue um caminho sombrio para tentar descobrir o passado enigmático da garota.
Jaula é baseado em uma história real?
Em entrevista ao RTVE, o diretor Ignacio Tatay explicou que a escolha do gênero de terror e suspense psicológico veio sem pensar. “Não foi premeditado, mas foi a resposta emocional gerada em mim por aqueles casos reais em que o filme se baseia”, conta sobre os acontecimentos aterrorizantes da realidade que chamaram a atenção dele em 2010 e serviram como inspiração “Há coisas minhas em todos os personagens”, completa.
O roteiro do filme foi escrito por Isabel Peña em colaboração com Ignacio Tatay. Mesmo a história contada no filme não sendo real, ele tem inspirações em casos reais e tem semelhanças com o caso Josef Fritzl. Ele foi acusado de manter sua própria filha, Elisabeth Fritzl, em cativeiro por 24 anos no porão de sua casa na cidade de Amstetten, na Áustria.
Segundo relatos, Josef Fritzl abusou e agrediu de sua filha repetidamente durante esse período. Esses abusos resultaram no nascimento de sete filhos. Fritzl foi preso em 2008 por suspeita de estupro, cárcere privado, homicídio culposo por negligência e incesto. Em 2009, ele finalmente assumiu culpa de todas as acusações e foi condenado à prisão perpétua.
“Paula é uma mulher imperfeita e livre, que persegue seus sonhos até o fim das consequências”, conta Elena Anaya sobre a luta interna de sua personagem, que se funde com a história da garota interpretada por Eva Tennear em uma relação de provações e amor: “Eva Tennear é tremendamente inteligente e foi crucial para nós cuidarmos dela e protegê-la”, disse a atriz, ressaltando que trabalhou para mergulhar nessas “realidades e monstros que residem no ser humano” neste suspense psicológico repleto de camadas.
Jaula está disponível no catálogo da Netflix, um dos filmes mais assistidos do streaming atualmente.
Fonte: adorocinema.com