Ninguém pode duvidar que e são dois dos maiores astros da história dos westerns. No entanto, o primeiro não suportava o segundo, descrevendo como “um pedaço de merda” o roteiro que o segundo estava tentando montar para trabalhar com o Duque.
“Eu não atiro em ninguém pelas costas”
Havia vários motivos pelos quais Wayne não gostava de Eastwood, mas havia um detalhe muito importante que irritava particularmente o primeiro: Eastwood não tinha problemas com seus personagens atirando nas costas de seus inimigos. O astro de não suportava isso e até forçou a mudança do final de um faroeste por causa disso.
Foi em 1976 que Wayne estrelou , um faroeste dirigido por que Eastwood havia recusado anteriormente. O engraçado é que, mais tarde, foi o autor de que revelou no Inside Actor’s Studio como Wayne reagiu quando Siegel lhe disse que seu personagem tinha que fazer exatamente isso:
Quer dizer que eu atiro nas costas dele? Eu não atiro em ninguém pelas costas
Eastwood explica que, em seguida, Siegel lhe disse que ele não teria nenhum problema em fazer isso, o que enfureceu Wayne: “Não me importa o que aquele garoto teria feito. Não vou dar um tiro nas costas dele”. Embora essa frase tenha sido tirada do livro escrito por Glendon Swarthout na adaptação de O Último Pistoleiro, não havia outra opção a não ser alterá-la.
Essa não foi a única mudança que Wayne exigiu no filme, pois, apesar de sua idade avançada, o ator acreditava que “ninguém poderia vencer John Wayne em uma luta justa”, o que curiosamente fez com que seu personagem levasse um tiro pelas costas no filme.
Eastwood, por sua vez, nunca entendeu a obstinação de Wayne em impedir que seus personagens atirassem em alguém pelas costas, resumindo a questão de forma bastante direta: “Não faz sentido, por que você esperaria por alguém? Acho que é uma questão de honra, mas acho que isso também não estava muito na moda no Velho Oeste…”
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema