Brendan Fraser se tornou um dos principais astros de Hollywood nos anos 90 e começo dos anos 2000, principalmente pelo papel de protagonista Rick O’Connell no sucesso A Múmia (1999) e O Retorno da Múmia (2001). O ator está sendo cotado ao Oscar por sua elogiada atuação em seu novo filme, A Baleia (The Whale) de Darren Aronofsky, e revelou recentemente que toparia retornar à franquia A Múmia.
Em entrevista à Variety, Brendan Fraser confessou que não sabe se é possível um novo filme de A Múmia, mas estaria aberto em voltar ao papel de Rick O’Connell caso exista uma possibilidade interessante. “Eu não sei como iria funcionar. Mas eu estaria aberto à ideia se alguém aparecer com o conceito certo”, disse o ator que apareceu pela última vez no terceiro filme, A Múmia – Tumba do Imperador Dragão (2008).
Na história do primeiro filme, acompanhamos o aventureiro Rick O’Connell (Fraser) enquanto ele viaja para Hamunaptra, a Cidade dos Mortos, com uma bibliotecária e seu irmão mais velho, onde acidentalmente despertam Imhotep (Arnold Vosloo), um sumo sacerdote amaldiçoado com poderes sobrenaturais. Comandado por Stephen Sommers, o filme faturou quase 416 milhões de dólares mundialmente.
Além de A Múmia, relembre os melhores papéis de Brendan Fraser em Hollywood
Uma reinicialização de A Múmia foi lançada em 2017, com Tom Cruise de protagonista, como parte do “Dark Universe” – universo compartilhado dos monstros da Universal, que acabou sendo cancelado por causa do fracasso da nova versão de A Múmia. Na entrevista à Variety, Brendan Fraser deu sua opinião sobre quais foram os motivos que fizeram essa reinicialização estrelada por Tom Cruise fracassar.
“É difícil fazer esse filme. O ingrediente que tínhamos para a nossa Múmia, que eu não vi naquele filme, era a diverção. Era o que faltava naquela encarnação. Era um filme de terror direto demais. A Múmia deve ser um passeio emocionante, mas não aterrorizante e assustador”, comenta Fraser. “Eu sei como é difícil conseguir. Tentei fazer isso três vezes”, acrescenta o ator sobre sua experiência nesses filmes.
Novo filme de Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho, Mãe! e Cisne Negro), A Baleia é baseado na peça de Samuel D. Hunter, estrelado por Brendan Fraser e Sadie Sink. Na história, acompanhamos a vida de Charlie (Fraser), um professor de inglês recluso que sofre de obesidade mórbida e tenta se reconectar com sua filha adolescente Ellie (Sink), para uma última chance de redenção.
O filme estreou no Festival de Veneza 2022, com Brendan Fraser recebendo muitos elogios pela atuação e sendo um dos nomes mais cotados ao Oscar 2023. Ele recebeu um prêmio no Festival Internacional de Cinema de Toronto pela sua atuação, e nos últimos anos eventuais indicados e vencedores do Oscar também ganharam prêmios no TIFF, como Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães), Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye), Joaquin Phoenix (Coringa) e Anthony Hopkins (Meu Pai).
A Baleia estreia dia 9 de dezembro nos Estados Unidos, mas ainda não há data de lançamento no Brasil.