Um dos filmes mais aguardados de 2022, Avatar: O Caminho da Água estreia em dezembro nos cinemas brasileiros, sequência do aclamado Avatar (2009) – filme com a maior bilheteria de todos os tempos e que foi relançado recentemente em versão 4K. Com a expectativa nas alturas para a produção, o diretor James Cameron garantiu que o novo filme não é previsível e vai surpreender o publico positivamente.
O Caminho da Água se passa dez anos após a primeira batalha de Pandora entre os Na’vi e os humanos. Na história, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney’tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles precisam sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar mais uma guerra difícil contra os humanos.
Em entrevista ao IGN, James Cameron revelou que os fãs vão se surpreender com o acontecimentos de Avatar: O Caminho da Água. “Eu garanto que você não será capaz de prever isso. A coisa que as pessoas mais odeiam é ir ao cinema e dizer ‘oh… previsível’. Isso não é previsível, acho que não. Eu desafio qualquer um a prever para onde esta história vai”, provoca o diretor sobre a aguardada continuação. Os fãs terão que esperar até dezembro para descobrir o que Avatar: O Caminho da Água tem de surpreendente.
Uma promessa vindo de James Cameron é para ser considerada, levando em conta que o diretor comandou duas das sequências mais aclamadas de todos os tempos. O primeiro foi o elogiado Aliens, O Resgate (1986), continuação do clássico Alien, o 8º Passageiro (1979), enquanto o segundo foi O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991), continuação de O Exterminador do Futuro (1984).
Com o primeiro filme lançado em 2009, a sequência de Avatar demorou para ser lançada especialmente por causa da busca de James Cameron por uma nova tecnologia que atendesse suas pretenções para a história, podendo apresentar um novo universo ambientado nas profundezas do mar – vale lembrar que o primeiro filme ficou marcado por sua abordagem inovadora e revolucionária em 3D e CGI.
“Parece meio maluco, o processo”, admitiu Cameron ao EW sobre o longo tempo de produção. “Quero dizer, se Avatar não tivesse feito tanto dinheiro, nós nunca faríamos isso – porque é meio louco”.
As cenas aquáticas de Avatar 2 levaram seus atores a “ter medo de morrer” e quebrar recordes
“Em última análise, as sequências são uma história sobre família, e até onde os pais vão passar para manter essa família unida e segura”, explica o produtor Jon Landau sobre a franquia. “Eu sempre digo que os filmes de Jim têm temas universais – e realmente, não há tema mais universal do que a família”.
Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro. É importante lembrar que O Caminho da Água não é a única sequência programada, o terceiro filme foi filmado simultaneamente com o segundo e está previsto para 2024. Além disso, o quarto sairia em 2026 e o quinto em 2028.