Em 2003, estreava na TV Globo a icônica novela Mulheres Apaixonadas. Escrito por Manoel Carlos, o folhetim repetiu o sucesso de outras obras do mesmo autor, como Por Amor e Laços de Família. Reprisada diversas vezes ao longo destes 20 anos, Mulheres Apaixonadas parece não se esgotar, dado que em sua última exibição no Viva, a novela alcançou o melhor desempenho de audiência da história do canal para a faixa de horário.
Não por acaso, ela retorna à TV aberta mais uma vez, no Vale a Pena Ver de Novo, na próxima segunda-feira (29). Passadas duas décadas da exibição original, confira por onde anda o elenco principal atualmente:
Christiane Torloni – Helena
Christiane Torloni viveu desde sua Helena, vários papéis de destaque na TV, como a Tereza Cristina de Fina Estampa. A atriz está há cerca de 5 anos afastada da TV, tendo como seu trabalho mais recente, a novela O Tempo Não Para, de 2018.
Tony Ramos – Téo
Tony Ramos se consagrou para sempre na história da televisão da brasileira como um dos atores mais celebrados de sua geração. Após Mulheres Apaixonadas, Tony fez mais de uma dezena de outras novelas e minisséries na emissora, e atualmente interpreta Antônio La Selva em Terra e Paixão, de Walcyr Carrasco.
Helena Ranaldi – Rachel
Helena Ranaldi está longe das novelas desde Em Família, em 2014. Seu papel como Raquel em Mulheres Apaixonadas, foi um dos mais marcantes da novela e as cenas de violência doméstica praticadas por Marcos (Dan Stulbach) contra sua personagem chocaram o público. A atriz atualmente se dedica ao teatro e também chegou a participar de séries como O Mecanismo e O Doutrinador.
Dan Stulbach – Marcos
Vivendo um dos personagens mais assustadores de Mulheres Apaixonadas, Dan Stulbach continuou se dedicando à TV e ao Cinema, e chegou a se arriscar como apresentador, quando assumiu o programa CQC na Band, após a saída de Marcelo Tas da atração. Sua participação mais recente em novelas foi no remake de Pantanal, em 2022.
Regiane Alves – Dóris
A odiada Dóris de Regiane Alves, personagem que maltratava os próprios avós, também gerou revolta entre os espectadores. A atriz continuou se dedicando à TV e está no ar na novela das 7 da TV Globo, Vai na Fé.
Carolina Dieckmann – Edwiges
Também no ar em Vai Na Fé, Carolina Dieckmann interpretou Edwiges em Mulheres Apaixonadas e era par romântico de Cláudio (Erik Marmo). Carolina possui uma carreira extensa na TV e já havia colaborado com Manoel Carlos anteriormente, quando raspou a cabeça para a novela Laços de Família.
Alinne Moraes – Clara
Alinne Moraes foi a adolescente Clara, que vivia um romance com a colega de escola Rafaela (Paula Picarelli). Aline colaborou novamente com o autor em Viver a Vida, de 2009 e sua novela mais recente foi Um Lugar ao Sol.
Rodrigo Santoro – Diogo
Os mais jovens podem não lembrar, mas o astro internacional Rodrigo Santoro construiu sua carreira a partir de diversas novelas brasileiras, e Mulheres Apaixonadas é uma delas. Aqui, ele vivia o playboy Diogo, e curiosamente, no mesmo ano Rodrigo fez sua participação no filme As Panteras Detonando. Bem, o resto é história. O trabalho mais recente do ator é na série norte-americana Wolf Pack, do Paramount+.
Vanessa Gerbelli e Bruna Marquezine – Fernanda e Salete
Vanessa Gerbelli deu vida à mãe de Salete (Bruna Marquezine) e participou de uma das cenas mais marcantes da novela, quando sua personagem morre em um tiroteio na Zona Sul do Rio de Janeiro. Até hoje, um dos momentos mais lembrados do folhetim. Vanessa Gerbelli reencontrou Bruna Marquezine na série Netflix Maldivas, onde repetiram os papéis de mãe e filha. Seu trabalho mais recente foi na novela Reis, da Record.
A pequena Salete foi a estreia de Bruna nas novelas – e que estreia! O papel dramático revelou a atriz mirim para o Brasil. Bruna Marquezine atuou em várias novelas da TV Globo, chegando a viver uma Helena, na última novela de Manoel Carlos (Em Família). Em 2023, Bruna faz o longa Besouro Azul, da DC.
O elenco de Mulheres Apaixonadas conta ainda com nomes como Camila Pitanga, Vera Holtz, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Marcos Caruso, Carol Castro, Natália do Vale e Lavínia Vlasak. Cada personagem com uma história complexa para chamar de sua. Considerada um das novelas mais importantes das últimas décadas, Mulheres Apaixonadas é sempre uma reprise imperdível.
Fonte: adorocinema